saphetygov contratação pública electrónica

Mais de 12.4 mil milhões de faturas eletrónicas emitidas nos países latinos

A conclusão é do estudo levado a cabo pela associação mexicana AMEXIPAC, que analisou o processo de faturação eletrónica nos países da América Latina e Portugal.

Foi publicado pela AMEXIPAC, Asociación Mexicana de Proveedores Autorizados de Certificación, um estudo comparativo da adoção de processos de faturação eletrónica em países da América Latina considerando também Portugal.

O relatório, que analisa doze países, conclui que em 2015 cerca de 26.5 milhões de contribuintes emitiram faturas ou documentos similares em formato eletrónico, num total de mais de 12.4 mil milhões de documentos. O México, seguido do Brasil, Equador e Argentina, foram os países que emitiram mais faturas eletrónicas.

Para Rui Fontoura, CEO da Saphety, tecnológica portuguesa líder em soluções de faturação eletrónica, “A América Latina é considerada um exemplo de boas práticas pelos imperativos legais que aplica ao processo de faturação eletrónica, o que torna este estudo num documento relevante para os restantes mercados”. A entrada nestes países [a Saphety tem operações diretas no Brasil e na Colômbia] “representou um desafio para toda a equipa Saphety, dada a exigência de todo o quadro legal e normativas governamentais específicas”, acrescenta o CEO.

“A expetativa é que a adoção de processos de faturação eletrónica se generalize ao resto do mundo, prevendo-se também que, no futuro, as empresas alarguem a desmaterialização de documentos a outras áreas, como a logística ou o transporte de mercadorias, por exemplo”, conclui Rui Fontoura.

Informação adicional sobre o estudo aqui: www.amexipac.org.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 4700 empresas e mais de 129 mil utilizadores em mais de 30 países.