Faturação Eletrónica

IVA

Auditoria e Análise Digital para SAF-T

Desde 2008 que Autoridade Tributária Portuguesa exige que os softwares de contabilidade e faturação gerem ficheiros XML SAF-T que poderão ser solicitados em sede de inspeção fiscal. Adicionalmente, o SAF-T de faturação (desde 2013) e o SAF-T de contabilidade (a partir de 2023) têm de ser submetidos junto da AT mensalmente e anualmente, respetivamente. A nossa solução em cloud ajuda-o a pré-validar a estrutura e conteúdo dos ficheiros antes de os submeter à AT, garantindo a sua conformidade.

Saiba mais Fale connosco

Otimização e poupança de tempo

Aceda à solução remotamente e automatize o processo de consolidação, validação e auditoria a todos os ficheiros e transações.

Garantia de conformidade

Pré-validação dos ficheiros SAF-T gerados pelos seus sistemas, garantindo que são aprovados pela AT.

Qualidade dos dados

Execute regras e rotinas para testar diferentes âmbitos e melhore os processos de contabilidade e operações.

Melhor informação financeira

Gere demonstrações de resultados em conformidade com as taxonomias da IES e valide o seu pré-preenchimento pela AT.

Otimização e poupança de tempo

Consolidação e validação automática dos ficheiros SAF-T

  • Carregue todos os ficheiros necessários sem modelos de mapeamento ou desenvolvimento: manualmente, com o drag & drop de ficheiros XML ou CSV; automaticamente do ERP ou POS via API.
  • Auditoria sobre o carregamento, eliminação e estado de ficheiros, com visibilidade sobre a atividade dos utilizadores e garantia de integridade dos dados.
  • Verifique a integridade do ERP e de subsistemas executando regras ao carregar dos vários ficheiros para validar cenários de rejeição/aprovação pela AT.

Garantia de conformidade

Auditoria à integridade e qualidade dos dados contabilísticos

  • Execute regras e rotinas para todas as transações para testar diferentes âmbitos: Estrutura e Taxonomia; Integridade e Qualidade; Estatística; Substantivo sobre procedimentos; Forense (uso do Sistema de Informação).
  • Classifique os resultados por severidade (de baixa a crítica) para ajudar a prioritizar a análise e motivos dos erros.
  • Analise e valide o problema indo facilmente até ao detalhe por linha de cada transação para entender melhor a causa do problema e documentar em conformidade.

Qualidade dos dados

Geração automática de demonstrações financeiras

  • Antes do envio à AT, gere as demonstrações financeiras considerando o mapeamento das taxonomias da Autoridade Fiscal, bem como relatórios de vendas por cliente, produto e país.
  • Compare o ano fiscal atual com os anos anteriores para identificar variações relevantes.
  • Entenda os totais, variações e tendências ampliando / diminuindo os painéis e relatórios de acordo com o detalhe necessário.

Melhor informação financeira

Focado no utilizador e na resolução de problemas

  • Ecrans sempre contextualizados com menu de navegação e barra superior.
  • Interface intuitiva: dashboards, módulos de ecran com base em cores ou exportação em CSV ajudam os utilizadores a visualizar dados e tendências e orientá-los para onde a ação é necessária.
  • Portal disponibilizado em cloud, sempre atualizado de acordo com a legislação em vigor e acessível via navegador da web com base nas permissões do utilizador.
Saiba mais: O que é o SAF-T?

Vantagens da Auditoria e Análise Digital SAF-T

  • Aumentar a produtividade, melhorar processos

    Testes e validação efetuadas a todas as transações e aos vários tipos de ficheiros gerados por diferentes sistemas tendo por base as alterações anunciadas pela AT.

  • Reduzir o risco de fraude e disputas fiscais

    Exploração de erros, detetados nas regras e rotinas de auditoria gerais, de estrutura e taxonomia, até à linha de cada transação com a possibilidade de anexar notas de auditoria para maior contexto.

  • Melhorar a visibilidade de relatórios financeiros

    Produção das demonstrações financeiras, com análises plurianuais, conforme mapeamento definido pela AT, permitindo uma validação prévia dos dados a serem pré-preenchidos na IES.

Fale connosco

Preencha as informações abaixo e entraremos em contacto.

    Links Rápidos