Faturação Eletrónica

Outras Soluções

A Faturação Eletrónica na Austrália através da rede Peppol

Subscrever Newsletter
Partilhar

A Faturação Eletrónica na Austrália através da rede Peppol  

 
 

O Departamento do Tesouro Australiano tem em curso um plano de adoção da faturação eletrónica B2B que deverá estar totalmente em vigor até 2025, abrangendo todas transações entre empresas e utilizando o formato Peppol xml. O plano de rollout tem 3 fases de implementação, de acordo com a dimensão das empresas. 

  

Peppol na Austrália 

 

Peppol significa pan-European Public Procurement Online. A rede foi estabelecida como um projeto de teste pela Comissão Europeia em 2008 e as organizações agora ligadas à Peppol podem trocar documentos comerciais, em vários formatos eletrónicos, através desta rede internacional altamente segura. 
 

A rede Peppol permite que os parceiros comerciais troquem documentos eletrónicos com base em standards pré-definidos, incluindo pedidos de compra, guias de remessa, faturas, mensagens de status, entre outros, sendo que o destinatário pode facilmente identificar a pessoa ou empresa que envia do documento através do “Peppol ID”. 
 

No fundo, é um conjunto de especificações que permitem a troca de documentos comerciais transfronteiriços de forma eletrónica e interoperável entre diferentes sistemas em toda a Europa e Ásia, através das redes e soluções existentes, garantindo também a qualquer empresa o cumprimento legal das normas em vigor. 
 

Atualmente a Peppol reúne já um conjunto alargado de fornecedores europeus e asiáticos obrigado a enviar faturas através desta rede. Na região da Ásia destacam-se a Singapura, a Nova Zelândia, a Austrália e o Japão como aderentes a esta rede. 
 

Desde 2022 que a maioria dos governos estaduais na Austrália já recebem faturas eletrónicas via Peppol depois de, em dezembro de 2021, o governo australiano ter anunciado a iniciativa Business eInvoicing Right (BER), com o objetivo de promover a faturação eletrónica entre as empresas australianas. 
 

A proposta de implementação do Governo Australiano prevê que até 2025 todas as empresas naquele país possam exigir que os seus parceiros comerciais enviem faturas via Peppol. O Australian Tax Office (ATO) lançou este programa em três fases, abrangendo em cada uma diferentes empresas em função da sua dimensão. 
 

 

Quais são as 3 fases de implementação e quem está abrangido? 

 

A implementação da faturação eletrónica na Austrália através da rede Peppol obedece ao seguinte cronograma: 

  
 

A partir de 1 de julho de 2023: Todas as empresas podem solicitar faturas eletrónicas via Peppol a fornecedores com faturação superior a $50 milhões AUD; 
 

A partir de 1 de julho de 2024: Todas as empresas podem solicitar faturas eletrónicas via Peppol a fornecedores com faturação superior a $10 milhões AUD; 
 

A partir de 1 de julho de 2025: Todas as empresas podem solicitar faturas eletrónicas via Peppol de a qualquer fornecedor, independentemente da sua dimensão. 
 

  

De que forma é que estes requisitos podem afectar a sua empresa? 

 

Se a sua empresa opera na Austrália, com base na sua faturação anual, poderá ser solicitado pelos seus parceiros comerciais que passe a emitir faturas eletrónicas via Peppol nos próximos anos. 
 

 

ATO, a Autoridade Australiana para o Peppol 

 

A OpenPeppol confere a autoridade a vários países para gerirem a estrutura Peppol junto dos respetivos membros. Na Austrália, a ATO (Australian Taxation Office) é a Autoridade Peppol do governo, que reúne as seguintes responsabilidades: 
 

– Definição dos requisitos australianos para o uso dos standards Peppol; 

– Administração e credenciação de pontos de acesso para a Austrália; 

– Educar, promover e apoiar a adoção dos standards da Peppol no governo e na comunidade empresarial; 

– Trabalhar com os fornecedores de serviços e a comunidade empresarial para garantir que a estrutura Peppol seja adequada e implementada de forma consistente em toda a Austrália. 

 

A Sovos Saphety é por enquanto o único operador de faturação eletrónica que funciona como ponto de acesso em Portugal, estando também certificado pela ATO (Australian Taxation Office) desde o início de 2023 para o fornecimento destes serviços via Peppol para a Austrália. 
 

 

 

  

 

Faturação eletrónica em Singapura

Singapura foi o primeiro país fora da Europa a adotar o PEPPOL. Foi anunciada a implementação de uma adoção faseada do InvoiceNow, o quadro nacional de faturação eletrónica baseado na rede PEPPOL. Começará voluntariamente para empresas registradas no GST em maio de 2025. O mandato cobrirá apenas transações B2B; espera-se que o governo torne o B2G obrigatório nos próximos anos.

Sovos nomeada fornecedora certificada da plataforma PDP

Sovos, a empresa de compliance, anunciou hoje que recebeu seu Número de Registo (n°0004) como Plateforme de Dématérialisation Partenaire (PDP) oficial. Esta designação destina-se a terceiros parceiros da plataforma privada da Autoridade Tributária Francesa, conhecida como Direcção Geral de Finanças Públicas (DGFiP), que transmitem faturas electrónicas para o portal de facturação pública ou outro PDP juntamente com dados, relatórios e estados obrigatórios para o portal público.

Alemanha: Obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

Nunca foi tão importante procurar o aconselhamento certo sobre o IVA.
Admitir que precisa de ajuda pode ser um passo assustador, mas crucial, mas o medo do não cumprimento deve ser uma preocupação maior.
Simplificando, chega um momento para todas as organizações multinacionais em que a gestão interna de obrigações fiscais complexas deixa de ser viável.

Mais posts

Links Rápidos