As vantagens do confirming digital através da plataforma Flexcash

Subscrever
Partilhar

No ciclo de webinares Saphety Talks, Nuno Salgueiro Antunes, gerente da B2B Nutrimais, Lda., empresa de Serviços Partilhados do Grupo Trivalor, foi convidado a partilhar a experiência da sua empresa no âmbito do confirming digital.

 

A B2B trabalha com o Flexcash há mais de um ano, tendo obtido resultados muito positivos. Todas as empresas do grupo têm como objetivo a modernização e simplificação dos processos, tanto para os seus clientes como para os fornecedores, por isso a proposta da Caixa Geral de Depósitos, em parceria com Saphety, na criação da plataforma Flexcash, foi um desafio muito gratificante.

 

As primeiras transações foram realizadas em janeiro de 2020 e o fluxo tem-se mantido entre os 1500-2000 de documentos transacionados por mês, envolvendo valores na ordem dos dois milhões por mês. Se estes processos fossem realizados na forma tradicional, tal implicaria o gasto de uma enorme quantidade de papel, o que aqui não acontece. Por isso, a digitalização do processo de gestão de faturação apresenta uma drástica diminuição de custos, seja pela não utilização do papel, seja pela poupança de inúmeras horas de trabalho de muitos funcionários, que teriam a seu cargo o processamento desta gestão de tesouraria.

 

Nuno Salgueiro Antunes afirmou que já eram parceiros da Caixa Geral de Depósitos quando surgiu a plataforma Flexcash. Aderiram à proposta por entenderem que essa ferramenta seria uma mais-valia no mercado digital empresarial.

 

VANTAGENS DO FLEXCASH

Nuno Salgueiro Antunes considera que esta ferramenta inovadora apresenta diversas vantagens:

  • é simples e fácil de utilizar pelos clientes;
  • é prática para criar ligações entre clientes e fornecedores de modo direto;
  • é simples para a ótica do utilizador fornecedor;
  • funciona de modo muito transparente para ambos os intervenientes;
  • é completamente user friendly;
  • apresenta-se em diversas línguas para o utilizador.

 

Para as empresas do grupo Trivalor, esta plataforma é igualmente fácil de gerir, no ponto de vista do software, não havendo necessidade de formação muito demorada para que os técnicos entendam o seu modo de funcionamento.

 

Questionado sobre as opiniões dos utilizadores, quanto ao uso do Flexcash, o entrevistado afirmou que o resultado tem sido bastante positivo. A plataforma trabalha maioritariamente com fornecedores nacionais, mas também alberga fornecedores estrangeiros, uma vez que esta ferramenta está preparada para ser apresentada de uma forma multilinguística, o que facilita a adesão de clientes de fora de Portugal.

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FATURAÇÃO DIGITAL E FATURAÇÃO TRADICIONAL

Nuno Salgueiro Antunes afirmou que no início se registou alguma resistência, por desconhecimento do sistema digital de faturação, por parte dos fornecedores, mas, quando estes entenderam o conceito, rapidamente compreenderam as inúmeras vantagens na sua utilização.

 

Os potenciais utilizadores viram este desafio como uma manobra facilitadora do processo de gestão de tesouraria das suas empresas, fiel, seguro e bem regulado, que apresentava várias vantagens sobre o modo tradicional de tratamento da faturação. A saber:

– trata-se de um ecossistema transparente;

– o produto propõe opções e não obrigações;

– é eletronicamente seguro;

– possibilita uma obtenção de fundos rápida e efetiva;

– permite uma rápida transformação de fatura de venda em dinheiro por opção do fornecedor;

– proporciona um rápido alargamento da rede de utilizadores.

 

O papel da Saphety neste processo foi direcionado para a criação de um ambiente digital muito intuitivo e simples de usar, em comparação com produtos financeiros idênticos existentes no mercado.  O Flexcash oferece, também, um apoio ao cliente de resposta muito rápida e eficaz, em caso de dúvidas informáticas, o que contribui para o estabelecimento e/ou consolidação de uma relação de confiança por parte do cliente ou fornecedor com a plataforma. A equipa de suporte do portal está sempre disponível para que qualquer dúvida seja resolvida rapidamente. Esta situação proporciona uma sensação de autonomia a quem usa esta plataforma financeira, mesmo no caso de utilizadores menos experientes, no que toca ao meio tecnológico.

Outros posts

Subscrever

Flexcash – o futuro do funcionamento das empresas?

Na continuação do seu ciclo de webinares, a Saphety diversifica os temas em debate e trouxe-nos, desta vez, o Diretor de Marketing de Empresas da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Nina, para falar do financiamento de faturas. A Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Saphety, desenvolveu uma plataforma inovadora, totalmente digital, através da […]

Otimização de processos de gestão de tesouraria com o confirming digital

Patrícia Valente começou por explicar que a adesão da BA Glass ao confirming ocorreu num contexto de forte aposta, por parte da empresa, nos processos digitais para automatizar o mais possível as tarefas, de forma a simplificar o dia a dia e a tornar o trabalho mais eficiente.

A automatização de processos de faturação e a otimização da relação com fornecedores e clientes

No que toca ao tema do papel da faturação eletrónica na transformação eletrónica do grupo Luís Simões, Ricardo Andrade afirmou ser um dos vetores e que o grupo está empenhado em tornar automatizadas todas as tarefas que sejam possíveis de serem transformadas em formato eletrónico, colocando as pessoas focadas em tarefas de valor acrescentado.

Mais posts
Loading