Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Congresso Espanhol aprova Fatura Eletrónica obrigatória para B2B

Subscrever Newsletter
Partilhar

Congresso Espanhol aprova Fatura Eletrónica obrigatória para B2B

 

O Congresso Espanhol aprovou a Lei de Criação e Crescimento de Empresas, que deverá ser publicada no Boletín Oficial del Estado (BOE) nos próximos dias.

 

Esta Lei também altera a Lei 56/2007 de Medidas de Promoção da Informação para adotar a obrigatoriedade de emissão de faturas eletrónicas para todos os empresários e profissionais em relações comerciais (B2B).

 

Introdução da fatura eletrónica obrigatória em Espanha para o setor privado

 

De acordo com esta Lei, todos os empresários e profissionais devem emitir, enviar e receber faturas eletrónicas em relações comerciais com outros empresários e profissionais (B2B). Além disso, o destinatário e o remetente das faturas eletrónicas devem fornecer informações sobre o status das faturas.

 

As principais regras da Lei relacionadas à fatura eletrónica estabelecem que:

 

  • As soluções e plataformas tecnológicas de faturação eletrónica oferecidas pelas empresas prestadoras de serviços a empresários e profissionais devem garantir a sua interligação e interoperabilidade gratuitamente;
  • Os destinatários podem solicitar uma cópia de uma fatura eletrónica por quatro anos a partir da data de emissão sem incorrer em custos adicionais;
  • Os destinatários não podem forçar o emissor da fatura a usar uma solução, provedor de faturação eletrónica (ERP)  padrão ou plataforma;
  • As faturas eletrónicas devem cumprir as disposições dos regulamentos de faturação.

O processo de acreditação da interligação e interoperabilidade das plataformas será posteriormente determinado pela regulamentação.

 

Obrigações adicionais de faturação eletrónica para determinados setores

 

A lei estabelece que as empresas que prestam determinados serviços a consumidores finais devem emitir e enviar faturas eletrónicas (B2C) sempre que solicitado e aceitação de receção. Esta obrigação afeta as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, serviços financeiros, serviços de água, gás e eletricidade, entre outros setores e atividades previstos no artigo 2.2 da Lei 56/2007.

 

Essas empresas devem fornecer acesso aos programas necessários para que os usuários possam ler, copiar, fazer download e imprimir a fatura eletrónica gratuitamente sem precisar de recorrer a outras fontes para obter os aplicativos necessários. Devem ainda permitir processos simples e gratuitos para que os utilizadores possam revogar a qualquer momento o consentimento dado à receção de faturas eletrónicas.

 

As empresas abrangidas pelo âmbito que se abstenham de oferecer aos utilizadores a possibilidade de receber faturas eletrónicas serão sancionadas com advertência ou multa até 10.000 euros.

 

Próximo passo: Estrutura Regulamentar

 

O Governo irá desenvolver as disposições desta Lei de acordo com os regulamentos e no âmbito das suas competências. Assim, os Ministérios da Economia e Transformação Digital e das Finanças e da Administração Pública determinarão as informações e os requisitos técnicos a incluir na fatura eletrónica para verificação das datas de pagamento e obtenção dos prazos de pagamento.

 

Também é necessário estabelecer os requisitos mínimos de interoperabilidade entre os provedores de soluções de faturação eletrónica (ERPs) e os requisitos de segurança, controle e padrão dos dispositivos e sistemas informatizados que emitem os documentos.

 

O Governo terá 6 meses a partir da publicação desta Lei no Diário da República para aprovar o quadro regulamentar.

 

Entrada em vigor da faturação eletrónica B2B obrigatória em Espanha

 

As disposições relativas à faturação eletrónica B2B obrigatória entrarão em vigor em função do volume de faturação anual:

  • Os empresários e profissionais com faturação anual superior a 8 milhões de euros terão um ano após a aprovação do quadro regulamentar;
  • Para os restantes empresários e profissionais, a obrigatoriedade da fatura eletrónica entrará em vigor dois anos após a aprovação do quadro regulamentar.

 

Isto significa que a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B poderá entrar em vigor para grandes sujeitos passivos no primeiro trimestre de 2024.

 

Importa realçar que a entrada em vigor da obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B está condicionada à obtenção da exceção comunitária aos artigos 218.º e 232.º da Diretiva IVA. Esta exceção é menos difícil de obter do que anteriormente foi concedida noutros Estados Membros, como Itália, França e Polónia, para permitir que adotem o regime obrigatório de faturação eletrónica nas suas jurisdições.

 

Saiba mais sobre o cumprimento legal e faturação eletrónica noutros mercados em: https://www.saphety.com/compliance-network ou contacte-nos.

 

Transcrito do texto original: https://sovos.com/blog/vat/spanish-congress-approves-mandatory-b2b-e-invoicing/?utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_campaign=spanish-congress-approves-mandatory-b2b-e-invoicing&utm_term=vat-emea&utm_content=blog

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos