Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Espanha: atualizações da Faturação Eletrónica obrigatória B2B

Subscrever Newsletter
Partilhar

Espanha: atualizações da Faturação Eletrónica obrigatória B2B

*versão actualizada
 

Espanha lança consulta pública para faturação eletrónica obrigatória B2B

 

O Ministério dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital (Ministerio de Asuntos Económicos y Transformación Digital) lançou uma consulta pública sobre o próxima legislação de faturação eletrónica B2B.
 

A legislação permitirá que os cidadãos participem da elaboração de normas antes de seu desenvolvimento. Esta consulta pública é realizada através do portal web do departamento competente e todos os interessados têm até 22 de março de 2023 para enviar feedback.
 

Com base no feedback recebido, o governo desenvolverá e aprovará a estrutura regulatória necessária de acordo com a lei que adota a fatura eletrónica B2B obrigatória, publicada em 29 de setembro de 2022.
A consulta pública é composta por 32 questões específicas sobre sete áreas distintas que o quadro regulamentar irá abordar. Estas áreas são:

  • Âmbito de aplicação
  • Arquitetura
  • Interoperabilidade de formatos
  • Plataforma de Interconexão
  • Status de fatura eletrónica
  • Envio de informação às Administrações Públicas
  • Adaptação para empresas menores

Pode consultar o texto oficial da consulta pública aqui.

 

Leia também o blog passado sobre a Faturação Eletrónica em Espanha – Congresso Espanhol aprova Fatura Eletrónica obrigatória para B2B

França: Prazos de faturação eletrónica irão manter-se

A Assembleia Nacional Francesa aprovou o Projeto de Lei para a Simplificação da Vida Económica. O mandato francês relativo à faturação eletrónica seguirá conforme o previsto, com a primeira fase agendada para setembro de 2026 e a segunda fase para setembro de 2027.

Angola: adotada nova legislação referente à faturação

A 20 de março de 2025, Angola adotou a lei, e introduziu a obrigatoriedade de emissão de faturas, eletrónicas ou não, através de software certificado. Além disso, a fatura eletrónica obrigatória aplica-se agora a categorias específicas de contribuintes.

Polónia: Ministério das Finanças divulga atualizações sobre o KSeF e nova versão do projeto de lei

O Ministério das Finanças polaco (MoF) publicou um anúncio sobre o estado atual dos preparativos legais, técnicos e comerciais para a implementação obrigatória do Sistema Krajowy e-Faktur, também conhecido como sistema de faturação eletrónica KSeF.

Mais posts

Links Rápidos