Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O que é a rede Peppol?

Subscrever Newsletter
Partilhar

O que é a rede Peppol?

 

A rede Peppol desempenha um papel importante no processo de faturação eletrónica. Mas o que é realmente esta rede?

Peppol significa pan-European Public Procurement Online. A rede foi estabelecida como um projeto de teste pela Comissão Europeia em 2008. As organizações que agora estão conectadas à Peppol podem trocar documentos comerciais, em vários formatos eletrónicos, por meio da rede internacional altamente segura.

A rede Peppol permite que os parceiros comerciais troquem documentos eletrónicos com base standards pré-definidos, incluindo pedidos de compra, guias de remessa, faturas e outros documentos financeiros, mensagens de status, entre outros, sendo que o destinatário pode facilmente identificar a pessoa ou empresa que envia do documento através do “Peppol ID”.

No fundo, é um conjunto de especificações que permitem a troca de documentos comerciais transfronteiriços de forma eletrónica e interoperável entre diferentes sistemas em toda a Europa e Ásia, através das redes e soluções existentes, garantindo também a qualquer empresa o cumprimento legal das normas em vigor.

Ãtualmente a Peppol reúne já um conjunto alargado de fornecedores europeus e asiáticos obrigado a enviar faturas através desta rede.

 

O que é um Ponto de Acesso Peppol (Peppol Access Point)?

O Peppol Access Point é a conexão que permite a ligação à rede Peppol, sendo que cada país tem operadores certificados para este efeito.

Desta forma, a sua empresa poderá enviar e receber documentos de negócio eletrónicos para outras empresas que também estejam vinculadas a um Access Point.

Em Portugal, a Sovos Saphety e a eSPap, S.A. são por enquanto os únicos Peppol Access Points certificados.

 

Como posso registar a minha empresa na rede Peppol?

Para ligar a sua empresa à rede Peppol terá que primeiramente registar a sua empresa no Peppol Access Point.

Sendo que é livre de escolher o Access Point e país, assim que a sua empresa estiver registada terá acesso a todos os utilizadores da rede Peppol.

 

Como funciona a rede Peppol?

Existem mais de 300 Access Points certificados em todo o mundo. Estes, formam uma rede global segura que pode ser usada para enviar e receber faturas e outros documentos eletrónicos.

Por exemplo, quando envia uma fatura eletrónica, o seu Access Point trata do processo de transporte para o Access Point do destinatário, sendo que este encaminha a fatura para o destinatário.

A rede Peppol envolve 4 pontos:

  • O remetente
  • O destinatário
  • O Access Point do remetente
  • O Access Point do destinatário

O que é uma Autoridade Peppol?

Conforme mencionado anteriormente, é necessário que a sua empresa esteja vinculada a um Access Point para poder enviar e receber documentos eletrónicos usando a rede Peppol.

Com fim de garantir que todos estes Access Points prestam serviços à sua empresa e outras empresas de acordo com as normas técnicas e especificações de serviço estabelecidas pela União Europeia, foram nomeadas várias autoridades oficiais da Peppol. Neste momento, existem 19 Autoridades Peppol, e já é utilizada em mais de 70 países em todo o mundo entre eles a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Além de garantir que os Access Points únicos cumprem os requisitos oficiais, essas autoridades também estão habilitadas a estabelecer requisitos nacionais para o design e o conteúdo dos documentos Peppol.

 

 

 

Alemanha: Obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

Nunca foi tão importante procurar o aconselhamento certo sobre o IVA.
Admitir que precisa de ajuda pode ser um passo assustador, mas crucial, mas o medo do não cumprimento deve ser uma preocupação maior.
Simplificando, chega um momento para todas as organizações multinacionais em que a gestão interna de obrigações fiscais complexas deixa de ser viável.

6 dificuldades frequentes no cumprimento do IVA

Nunca foi tão importante procurar o aconselhamento certo sobre o IVA.
Admitir que precisa de ajuda pode ser um passo assustador, mas crucial, mas o medo do não cumprimento deve ser uma preocupação maior.
Simplificando, chega um momento para todas as organizações multinacionais em que a gestão interna de obrigações fiscais complexas deixa de ser viável.

Observações e Previsões: O Futuro da Fiscalidade e da Conformidade

Estamos no meio de uma mudança na forma como os negócios globais são conduzidos e as receitas fiscais são reconhecidas e cobradas pelos governos. A mensagem para as empresas de todo o mundo é que os governos globais já não confiarão na forma antiquada como arquivam as declarações e lhes fornecem dados do período – que está a ser substituída por governos que exigem dados em tempo real capturados pelos sistemas e directrizes aprovados pelos próprios.

Mais posts

Links Rápidos