Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O que é a rede Peppol?

Subscrever
Partilhar

O que é a rede Peppol?

 

A rede Peppol desempenha um papel importante no processo de faturação eletrónica. Mas o que é realmente esta rede?

Peppol significa pan-European Public Procurement Online. A rede foi estabelecida como um projeto de teste pela Comissão Europeia em 2008. As organizações que agora estão conectadas à Peppol podem trocar documentos comerciais, em vários formatos eletrónicos, por meio da rede internacional altamente segura.

A rede Peppol permite que os parceiros comerciais troquem documentos eletrónicos com base standards pré-definidos, incluindo pedidos de compra, guias de remessa, faturas e outros documentos financeiros, mensagens de status, entre outros, sendo que o destinatário pode facilmente identificar a pessoa ou empresa que envia do documento através do “Peppol ID”.

No fundo, é um conjunto de especificações que permitem a troca de documentos comerciais transfronteiriços de forma eletrónica e interoperável entre diferentes sistemas em toda a Europa e Ásia, através das redes e soluções existentes, garantindo também a qualquer empresa o cumprimento legal das normas em vigor.

Ãtualmente a Peppol reúne já um conjunto alargado de fornecedores europeus e asiáticos obrigado a enviar faturas através desta rede.

 

O que é um Ponto de Acesso Peppol (Peppol Access Point)?

O Peppol Access Point é a conexão que permite a ligação à rede Peppol, sendo que cada país tem operadores certificados para este efeito.

Desta forma, a sua empresa poderá enviar e receber documentos de negócio eletrónicos para outras empresas que também estejam vinculadas a um Access Point.

Em Portugal, a Saphety e a eSPap, S.A. são por enquanto os únicos Peppol Access Points certificados.

 

Como posso registar a minha empresa na rede Peppol?

Para ligar a sua empresa à rede Peppol terá que primeiramente registar a sua empresa no Peppol Access Point.

Sendo que é livre de escolher o Access Point e país, assim que a sua empresa estiver registada terá acesso a todos os utilizadores da rede Peppol.

 

Como funciona a rede Peppol?

Existem mais de 200 Access Points certificados em todo o mundo. Estes, formam uma rede global segura que pode ser usada para enviar e receber faturas e outros documentos eletrónicos.

Por exemplo, quando envia uma fatura eletrónica, o seu Access Point trata do processo de transporte para o Access Point do destinatário, sendo que este encaminha a fatura para o destinatário.

A rede Peppol envolve 4 pontos:

  • O remetente
  • O destinatário
  • O Access Point do remetente
  • O Access Point do destinatário

O que é uma Autoridade Peppol?

Conforme mencionado anteriormente, é necessário que a sua empresa esteja vinculada a um Access Point para poder enviar e receber documentos eletrónicos usando a rede Peppol.

Com fim de garantir que todos estes Access Points prestam serviços à sua empresa e outras empresas de acordo com as normas técnicas e especificações de serviço estabelecidas pela União Europeia, foram nomeadas várias autoridades oficiais da Peppol. Neste momento, existem 13 Autoridades Peppol baseadas em 13 países diferentes.

Além de garantir que os Access Points únicos cumprem os requisitos oficiais, essas autoridades também estão habilitadas a estabelecer requisitos nacionais para o design e o conteúdo dos documentos Peppol.

 

 

 

Outros posts

Subscrever

Como se preparar para uma auditoria ao IVA

Como se preparar para uma auditoria ao IVA   Cada país e jurisdição têm leis e requisitos diferentes relacionados com o processo de auditoria do IVA. As autoridades tributárias podem realizar auditorias físicas ou por correspondência, sendo este último muitas vezes o caso  em que as sedes das empresas não é no país em questão. […]

Filipinas avança para relatórios obrigatórios de CTC

Filipinas avança para relatórios obrigatórios de CTC   As Filipinas continuam em constante avanço na implementação de um sistema de controlos de transações contínuas (CTC), que consiste em relatórios quase em tempo real de faturas e recibos emitidos eletronicamente. No dia 4 de abril, iniciaram-se os testes no Sistema de Faturação Eletrónica (EIS), plataforma do […]

Tendências de auditorias do IVA – foco da UE no E-commerce

Tendências de auditorias do IVA – foco da UE no E-commerce   Num relatório recente da Comissão Europeia (CE), foram publicadas diretrizes específicas não apenas sobre as melhores práticas, mas também sobre como os Estados-Membros da UE podem harmonizar o foco dos seus projetos de auditoria do IVA. Vimos uma mudança significativa do escrutínio de […]

Mais posts
Loading

    Links Rápidos