Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O que é o SAF-T?

Subscrever Newsletter
Partilhar

*versão atualizada

O que é o SAF-T?

 

O Standard Audit File for Tax purposes (SAF-T) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objetivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos e de faturação, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afetar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade.

 

Tem na sua génese uma intenção clara e objetiva: o de definir uma linguagem standard de relatório de informação fiscal visando facilitar a atividade inspetiva.

 

Este ficheiro é um padrão internacional definido pela OCDE, embora cada país possa efetuar as necessárias adaptações.

 

Quantos ficheiros SAF-T existem em Portugal?

 

Em Portugal a Autoridade Tributária exige os seguintes ficheiros SAF-T:

  • SAF-T Integrado (I) – inclui toda a informação de contabilidade e de faturação.
  • SAF-T relativo à Contabilidade (C) – inclui o código de contas, movimentos contabilísticos, clientes, fornecedores, código de impostos e recibos.
  • SAF-T de Faturação (F) – inclui documentos comerciais a clientes, clientes, fornecedores, produtos/serviços, código de impostos, movimentação de mercadorias, conferência de mercadorias ou de prestação de serviços e recibos.
  • Auto-faturação (S) – inclui somente documentos comerciais a clientes, clientes, produtos/serviços e código de impostos.

Fonte: Portaria n.º 302/2016.

 

Quando é que os ficheiros SAF-T têm de ser submetidos?

 

Empresas residentes e não residentes em Portugal que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola; organizem a sua contabilidade com recurso a meios informáticos; e com contabilidade organizada têm de disponibilizar o ficheiro SAF-T relativo à contabilidade aos inspetores da AT em sede de inspeção a partir do ano fiscal de 2024, tendo este que ser submetido anualmente através do Portal AT com pré-preenchimento automático dos Anexos A e I da IES.

 

Fontes: Portaria n.º 321-A/2007, 26 mar, DL 87/2018, 31 out, Portaria nº 31/2019, 24  jan & Portaria n.º 331-D/2021, 31 dez.

 

Empresas residentes em Portugal que tenham tido, no ano civil anterior, um volume de negócios superior a 50.000€, utilizem programas informáticos de faturação; e sejam obrigados a dispor de contabilidade organizada ou por ela tenham optado têm de disponibilizar o ficheiro SAF-T relativo à faturação aos inspetores da AT em sede de inspeção e submeter o mesmo até ao dia 5 do mês seguinte ao da emissão da fatura.
Exclusivamente em relação aos documentos fiscais emitidos em 2023, o ficheiro SAF-T pode ser disponibilizado sem quaisquer acréscimos ou penalidades até dia 8 do mês seguinte ao da sua emissão ao invés do dia 5.

Fontes: DL nº 198/2012, 24 ago, DL n.º 119/2019 18 set, DL n.º 28/2019 15 fev.

 

A que ficheiros SAF-T a solução da Sovos Saphety faz auditoria e análise digital?

 

A nossa solução audita e analisa digitalmente todos os ficheiros, garantindo que os ficheiros quando submetidos são aprovados ou quando pedidos pelos inspetores fiscais não levantam questões.

 

Saiba mais sobre as soluções Sovos Saphety para Faturação Eletrónica e Auditoria Digital SAF-T para a sua empresa.

 

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos