Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Otimização de processos de gestão de tesouraria com o confirming digital

Subscrever Newsletter
Partilhar

A Saphety promoveu, em parceria com a IDC, uma série de webinares subordinados ao tema da faturação eletrónica, sob a série Saphety Talks.

 

Patrícia Valente, Group Treasury da BA Glass, foi uma das oradoras convidadas para o evento, numa sessão dedicada à partilha de experiências quanto à utilização da plataforma Flexcash — resultado de uma parceria entre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Saphety —, que disponibiliza serviços de financiamento de faturas, tais como o factoring e o confirming digital.

 

Patrícia Valente começou por explicar que a adesão da BA Glass ao confirming ocorreu num contexto de forte aposta, por parte da empresa, nos processos digitais. A executiva afirmou que a empresa procura automatizar o mais possível as tarefas, de forma a simplificar o dia a dia e a tornar o trabalho mais eficiente.

 

Segundo a entrevistada, o confirming digital surgiu como uma forma de potenciar a relação da BA Glass com os fornecedores. Patrícia Valente destacou a simplicidade do processo, um fator que considera ser determinante para o sucesso da implementação desta solução junto dos fornecedores, dado que estes tendem a rejeitar o serviço quando o procedimento é “demasiado complexo”.

 

A aposta da BA Glass no Flexcash nasceu de uma proposta da CGD, apresentando esta plataforma digital como um canal que permitiria potenciar o uso da ferramenta confirming, evitar trabalhar com papel e acabar com a troca de correspondência com informação confidencial por e-mail — mitigando, assim, os riscos de fraude digital.

 

De acordo com a executiva, a preocupação da BA Glass em combater as ciberameaças e proteger os dados do fornecedor foi uma das razões principais que levaram a empresa a aderir a um portal com as características do Flexcash.

 

A entrevistada ressaltou a simplicidade do sistema, considerando que, através dele, é “muito fácil” veicular informação aos fornecedores. Sublinhou, também, a autonomia que o Flexcash lhes proporciona, descrevendo-o como “um único canal que permite ao fornecedor ver a sua posição com toda a BA [Glass]”.

No que toca ao feedback dos fornecedores em relação ao Flexcash, Patrícia Valente foi perentória ao afirmar que tem sido “muito positivo” e que a adesão dos fornecedores à solução confirming deve-se, em grande medida, à utilização desta plataforma.

 

Quanto ao papel da Saphety — a empresa desenvolvedora da Flexcash —, enquanto agente facilitador da consolidação da plataforma na BA Glass, a entrevistada realçou o papel “bastante ativo” da empresa no processo.

 

Patrícia Valente enalteceu a abertura com que a Saphety procedeu às alterações que a BA Glass solicitou, quando começou a trabalhar com a plataforma, bem como a prontidão da equipa de suporte técnico para resolver problemas na utilização do portal, quer por parte dos fornecedores, quer por parte dos colaboradores da BA.

 

As soluções de financiamento de faturas — tais como o confirming e o factoring (que começa agora a dar os primeiros passos em Portugal) — são apenas algumas das muitas possibilidades que têm vindo a ganhar forma, na senda desta nova realidade ao nível da organização empresarial, marcada por uma progressiva desmaterialização documental e simplificação dos processos.

 

Em suma, e conforme as declarações de Patrícia Valente, plataformas como o Flexcash, que permitem tirar o máximo partido da utilização destes instrumentos de financiamento e, em última análise, garantir uma gestão de tesouraria mais equilibrada, podem representar uma mais-valia para as empresas.

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos