Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Paraguai: Novo sistema de faturação eletrónica será gradualmente obrigatório a partir de julho de 2022

Subscrever Newsletter
Partilhar

Paraguai: Novo sistema de faturação eletrónica será gradualmente obrigatório a partir de julho de 2022

 

O sistema de faturação eletrónica no Paraguai está em desenvolvimento desde 2017 de acordo com o plano realizado pela Subsecretaria do Estado de Tributação (SET) para modernizar e melhorar a cobrança de impostos e minimizar a incidência de fraudes fiscais.

 

A introdução do Sistema Integrado de Facturação Electrónica Nacional (SIFEN) significou a introdução de um novo regime de facturação electrónica no país. A adoção desse novo sistema está atualmente em fase de adesão voluntária, desde 2019, e tem permitido que empresários, comerciantes e empresas emitam faturas eletrónicas de forma opcional. No entanto, a partir de julho de 2022, a utilização do sistema tornar-se-á progressivamente obrigatória para determinados sujeitos passivos.

 

Tipos de documentos fiscais eletrónicos

 

Os contribuintes no Paraguai podem usar o SIFEN para emitir Documentos Fiscais Eletrónicos (e.g. Documento Tributário Electrónico – DTE). O DTE é uma versão digital da fatura e de outros documentos tradicionais, que tem validade fiscal e jurídica. O DTE tornou-se uma forma moderna, eficaz, segura e transparente de emissão e gestão de faturas eletrónicas para diversos tipos de operações comerciais.

 

Os DTEs são validados mediante emissão pelo SAT para suportar as deduções do IVA e transações relacionadas com o imposto sobre o rendimento. Entre os distintos tipos de DTE no Paraguai, encontramos:

  • Documentos eletrónicos de vendas:
    • Fatura eletrónica
    • Fatura eletrónica de Exportação
    • Fatura eletrónica de Importação
  • Documentos eletrónicos complementares:
    • Autofaturação eletrónico
    • Nota de débito eletrónico
    • Nota de crédito eletrónica

 

O processo de emissão do DTE

 

As faturas eletrónicas emitidas pelos sujeitos passivos que aderiram ao SIFEN são geradas em formato XML. A autenticidade e integridade de cada documento são garantidas através da assinatura digital e do código de controlo que os DTEs incluem. Cada documento deve ser enviado eletronicamente à Autoridade Tributária para verificação.

 

O SIFEN é responsável pela verificação e validação de cada documento. Uma vez estabelecido que o DTE cumpre todos os requisitos, torna-se uma fatura eletrónica legal. Os sujeitos passivos que emitem a fatura eletrónica recebem os resultados da verificação através do sistema webservice.

 

Após a verificação da fatura eletrónica, os fornecedores podem enviar o DTE para os seus clientes por e-mail, mensagem de dados ou outros meios.

 

Implementação da legislação da fatura eletrónica

 

A Subsecretaria do Estado de Tributação do Paraguai publicou recentemente uma Resolução Geral que estabelece medidas administrativas para a emissão de DTEs. Esta resolução também estabeleceu um prazo de implementação faseado, em que determinados sujeitos passivos serão obrigados a emitir faturas eletrónicas e outros DTEs utilizando o SIFEN.

 

O prazo de implementação é composto por dez etapas a partir de 1 de julho de 2022 com todos os contribuintes que aderiram ao programa piloto para adoção do SIFEN. A partir de janeiro de 2023, a legislação incluirá mais contribuintes. No entanto, ainda não está definido quais as empresas que irão iniciar nessa fase. O SET visa abranger todos os contribuintes que exerçam atividades económicas no país até outubro de 2024.

 

O que se segue

 

As empresas no Paraguai devem-se preparar para emitir faturas eletrónicas de acordo com as exigências do SIFEN. A partir de 1 de julho de 2022, todas as empresas do país poderão utilizar este sistema de forma voluntária. A lista de contribuintes obrigados a cumprir a legislação estará disponível no site do SIFEN e no site da SET (set.gov.py). A SET notificará os contribuintes afetados por meio da Caixa Postal Fiscal Paraguaia conhecida como “Marandu”.

 

Transcrito do texto original: https://sovos.com/blog/vat/paraguays-new-e-invoicing-system-to-gradually-become-mandatory-from-july-2022/

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

 

Índia: melhorias ao sistema de e-Way Bill adiadas antes da entrada em vigor prevista para agosto de 2026

A Goods and Services Tax Network (GSTN) emitiu um comunicado, datado de 29 de julho de 2026, informando todas as partes interessadas de que a implementação das melhorias recentemente anunciadas ao sistema e-Way Bill (EWB) foi adiada até nova comunicação.

Arábia Saudita: anunciada a 25.ª vaga de contribuintes abrangidos pela Fase 2 da faturação eletrónica

A Autoridade da Zakat, dos Impostos e das Alfândegas (ZATCA) anunciou os critérios aplicáveis à 25.ª vaga de contribuintes abrangidos pela Fase 2 da faturação eletrónica.

Reforma francesa da faturação eletrónica: Décret n° 2026-677 e Arrêté du 27 juillet 2026

A França publicou o Decreto e a Portaria que completam o enquadramento regulamentar da reforma da faturação eletrónica no Journal Officiel em 28 de julho de 2026, tendo ambos entrado em vigor em 29 de julho. Estes diplomas alteram os textos de 9 de outubro de 2022 (conforme modificados pelo Décret n° 2024-266 du 25 mars 2024) e alinham a legislação secundária com o artigo 123 da Lei das Finanças de 2026.

Mais posts

Links Rápidos