Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

Subscrever Newsletter
Partilhar

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

 

O parlamento português aprovou uma proposta que visa adiar a implementação do requisito de assinatura eletrónica qualificada como método para estabelecer a  integridade e autenticidade das faturas eletrónicas. Inicialmente prevista para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024, esta exigência volta a ser avaliada no Orçamento do Estado de 2024 (Proposta de Lei n.º 109/XV/2.ª). Após a publicação oficial do Projeto de Lei do Orçamento, espera-se agora que a exigência da assinatura eletrónica qualificada entre em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

 

Além disso, esta proposta prorroga até 2027 o prazo de apresentação obrigatória do ficheiro SAF-T contabilístico relativo ao ano de 2026.

 

Adicionalmente, foi também proposto o adiamento para 1 de janeiro de 2025 do prazo para as PME e microempresas adotarem a obrigatoriedade da fatura eletrónica no formato CIUS-PT quando atuarem como fornecedores da administração pública, que havia sido adiado este ano.

ViDA: União Europeia adota ‘IVA na Era Digital’

O pacote ViDA marca um passo significativo na modernização do IVA na era digital, que vem simplificar os processos para as empresas e melhorar a eficiência transfronteiriça.
As novas regras entrarão em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE, sendo que os Estados-Membros terão de transpor a diretiva para a legislação nacional.

Faturação Eletrónica na Grécia: Obrigatoriedade B2B

A Grécia tem vindo a implementar a fatura eletrónica obrigatória no âmbito B2G (Business-to-Government) nos últimos anos, prevendo-se a introdução de uma obrigatoriedade semelhante para a faturação entre empresas (B2B).

Obrigações legais e prazos: Como evitar penalidades relacionadas à Faturação Eletrónica

A fatura eletrónica é um requisito essencial para as empresas em Portugal, não só pela eficiência que gera, mas também pelo cumprimento das obrigações legais vigentes. Por isso é essencial compreender as responsabilidades legais e os prazos definidos para evitar possíveis penalidades relacionadas à faturação eletrónica.

Mais posts

Links Rápidos