Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Reforma Tributária no Brasil: rumo à Unificação da Faturação Eletrónica

Subscrever Newsletter
Partilhar

Reforma Tributária no Brasil: rumo à Unificação da Faturação Eletrónica

 

O Brasil é, sem dúvida, uma das jurisdições mais desafiadoras do mundo quando se trata de legislação tributária. O complexo sistema fiscal que engloba regras de 27 estados e mais de 5.000 municípios criou uma carga fiscal para as empresas, especialmente para transações entre estados e municípios.

 

Além disso, os contribuintes devem examinar cuidadosamente os vários formatos e requisitos da fatura eletrónica (e, às vezes, a falta deles). Portanto, a esperança de uma reforma tributária no Brasil existe há algum tempo.

 

Simplificando a conformidade da faturação eletrónica

 

Nos últimos anos, várias iniciativas legislativas para integrar diretivas de tributação indireta em todo o país não obtiveram bons resultados. Enquanto isso, um passo viável para trazer essas mudanças pode ser por meio da unificação de regras sobre o cumprimento digital das obrigações fiscais, como a fatura eletrónica e o e-reporting.

 

No final de 2021, um projeto lei (Projeto Lei Complementar n. 178/2021) foi iniciado pelo setor privado. Batizado de Estatuto Nacional da Simplificação das Obrigações Fiscais Acessórias, foi bem recebido este ano pela Câmara de Deputados. O objetivo principal é introduzir uma reforma significativa na obrigatoriedade de relatórios fiscais digitais, criando um sistema unificado de faturação eletrónica.

 

Ao estabelecer a cooperação fiscal nacionalmente, a proposta pretende reduzir os custos com o cumprimento, permitir a partilha de informações entre as autoridades tributárias e criar um incentivo à conformidade dos contribuintes em todas as esferas federal, estatal e municipal.

 

A agenda principal do projeto lei é introduzir:

  • Uma norma nacional unificado para faturação eletrónica
  • Um formato unificado de e-bookkeeping, a Declaração Fiscal Digital (DFD)
  • Uma declaração de impostos pré-preenchida usando dados da fatura eletrónica
  • Um arquivo de registo fiscal unificado e um sistema de partilha de informações (RCU)

 

O que isso significa para as empresas

 

A mudança mais significativa é a introdução da NFB-e (Nota Fiscal Brasil Eletrónica), norma nacional de faturação eletrónica. Trata-se da unificação da NF-e (Nota Fiscal Eletrónica), NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrónicos) e NF-C (Nota Fiscal do Consumidor Eletrónica) num único documento. Isso cobrirá os impostos do Brasil, neste caso, ICMS (IVA sobre produtos e determinados serviços) e ISS (IVA sobre serviços).

 

Na prática, isto significa que, em vez de cumprir vários formatos e regras de faturação eletrónica, de acordo com o estado e município da transação, um padrão digital nacional fornecerá conformidade uniforme em todo o país para faturação eletrónica. A NFB-e irá abranger a faturação de bens e serviços ao nível estatal e municipal para transações B2G, B2B e B2C.

 

A reforma irá reduzir drasticamente a carga sobre os contribuintes e expandirá o âmbito da fatura eletrónica para municípios onde tal diretiva ainda não foi adotada.

 

É essencial que a adição de requisitos para a faturação eletrónica no Brasil seja mantida, o que significa que as empresas ainda precisarão de cumprir as regras para emissão de faturas em tempo real junto à Autoridade Tributária.

 

O que se segue?

 

O projeto lei ainda se encontra em discussões iniciais e seguirá para a Comissão Constitucional de Justiça e Cidadania (CCJC) para aprovação e possíveis alterações antes de votação no Congresso. Até então, o cumprimento das regras para faturação eletrónica em todo o Brasil permanece  com o seu status actual bastante desafiador.

 

Transcrito do texto original: https://sovos.com/blog/vat/tax-reform-in-brazil-moving-towards-unification-of-e-invoicing/

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos