Blog

15.10.2019

The importance of Electronic Bill Presentment (EBP) in the Digital Transformation Journey of Telecommunications Operators

A solução de EBP da Saphetyl, contribui de uma forma importante para a implementação de uma estratégia de transformação digital no Operador de Telecomunicações.

15.10.2019

A importância do Electronic Bill Presentment (EBP) no processo de Transformação Digital dos Operadores de Telecomunicações

A solução de EBP da Saphetyl, contribui de uma forma importante para a implementação de uma estratégia de transformação digital no Operador de Telecomunicações.

20.9.2019

Faturação eletrónica na CGD

Para a receção das faturas neste formato, a CGD selecionou a Saphety, sendo que a plataforma SaphetyDoc se constitui como o canal de entrada das faturas na Caixa.

5.9.2019

Portaria n.º 289/2019, de 5 de setembro

Regulamenta os aspetos complementares da fatura eletrónica nos contratos públicos - Princípio da interoperabilidade

8.8.2019

Saphety integra Comunidade Caixa TOP

Neste contexto, a Saphety pertence à Comunidade Caixa TOP no âmbito da sua oferta global e integrada para a definição do modelo de governação e implementação da faturação eletrónica.

31.7.2019

Faturação eletrónica facilita relação com cidadãos e empresas

A solução de EDI & Faturação Eletrónica da Saphety permite que as entidades possam emitir e receber faturas eletrónicas de forma totalmente desmaterializada, com integração direta no ERP.

26.7.2019

Saphety: Powering the Era of E-invoicing and EDI

Saphety is in the Top 10 Accounts Payable and Receivable Solution Providers in Europe – 2019.

30.5.2019

Sabe quanto vale a fatura digital? “Muitos milhões”, diz Centeno. E a Sonae confirma

Em Portugal, há cinco mil milhões de faturas em papel emitidas por ano. “São 15 milhões por dia”, sublinha o Ministro das Finanças, Mário Centeno. Sabe quanto vale a fatura digital? “Muitos milhões”.

25.5.2019

A adoção do EDI é uma questão de sobrevivência no mercado

A Saphety assume-se como uma a empresa internacional portuguesa líder em Contratação Pública e Faturação Eletrónica, que apresenta um portfólio específico de soluções, como, por exemplo, o EDI – Electronic Data Interchange.

1.5.2019

Região de Aveiro avança com Faturação Eletrónica

A empresa Saphety venceu o concurso para a aquisição de serviços para a definição do modelo de governação e implementação de faturação eletrónica na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e em 10 municípios seus associados.

19.3.2019

Saphety no Portugal eHealth Summit 2019

Dia 20, pelas 17h00, João Pereira, Chief Commercial Officer e membro do Conselho de Administração da Saphety, irá intervir no painel “A Faturação Eletrónica na Administração Pública”, no Palco Summit 2.

15.3.2019

A modernização do coelho da páscoa

Se até o sr. Coelho da Páscoa apostou na dinamização da sua produção de ovos de chocolate, por que é que muitas empresas continuam a ver isso como um custo e não como um benefício?

12.3.2019

Fatura eletrónica na Sonae gera poupanças de 15 milhões de euros

Nuno Guerreiro, diretor da DSA da Sonae, afirma: A implementação da fatura eletrónica no relacionamento com os fornecedores e parceiros foi um sucesso e permitiu ganhos significativos para todas as partes.

25.2.2019

Fatura eletrónica otimiza recursos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

A partilha de informação é fundamental para a uniformização e modernização administrativa. Algo que, com o EDI e a fatura eletrónica, torna possível verificar uma mudança para melhor.

10.2.2019

Saphety é a empresa portuguesa líder em faturação eletrónica

A faturação eletrónica pressupõe que os dados sejam criados com uma determinada estrutura correta (definida por um modelo standard europeu) e, depois disso, que seja enviada diretamente do sistema do vendedor para o do comprador, sem necessidade de inserção manual.

4.2.2019

E-billing da Oi para clientes corporativos supera a marca de 70%

A companhia lançou em 2017 a opção de e-billing para as grandes corporações e, desde então, mais de 39 mil clientes aderiram ao serviço.

1.2.2019

Contratação Pública em Portugal: números e desafios

Será uma corrida contra o relógio, pois um projecto de EDI leva entre 4 a 10 meses para estar implementado, dependendo do número de clientes destinatários das faturas. Uma empresa que forneça a todos os hospitais públicos em Portugal poderá necessitar de quase um ano para ter todos os clientes a funcionar em pleno.

28.1.2019

Como a obrigatoriedade da faturação eletrónica está a impactar as PME

Será uma corrida contra o relógio, pois um projecto de EDI leva entre 4 a 10 meses para estar implementado, dependendo do número de clientes destinatários das faturas. Uma empresa que forneça a todos os hospitais públicos em Portugal poderá necessitar de quase um ano para ter todos os clientes a funcionar em pleno.

23.1.2019

A fatura eletrónica nos contratos públicos - novos prazos

O envio de uma fatura a um cliente, em formato PDF, por correio eletrónico (e-mail), não é por si mesmo considerado fatura eletrónica. De acordo com a legislação europeia a fatura eletrónica é um documento idêntico à fatura em papel e com o mesmo valor legal, contudo, todo o seu tratamento de emissão, transmissão, receção e arquivo é efetuado num formato eletrónico estruturado e que possibilita o seu processamento automático e eletrónico.

15.1.2019

Qual o impacto do Decreto-Lei n.º 123/2018 no setor da saúde em Portugal?

O universo de fornecedores que deverão estar prontos a trabalhar em EDI e faturação com os hospitais é muito elevado. Deixar para pensar nisso somente a partir de 2020 vai criar sérios constrangimentos nos parceiros tecnológicos que intermedeiam estes documentos.

19.12.2018

Faturação eletrónica: de repente o tecido empresarial acordou

Muita coisa vai mudar na relação B2B, B2C e B2G a partir de 2019, mas como tenho visto ao longo destes anos, não será através de “Big Bang” ou tsunamis tecnológicos que todo o mercado mudará. Mudará sim, mas em passos rápidos e determinados.

18.9.2018

The European E-invoicing Service Providers Association reports a significant growth of 23% and over 1.9 billion processed e-invoices in 2017

The headline results: 1 984 million electronic invoices were processed and delivered in 2017 by members of the European E-Invoicing Service Providers Association (EESPA). This represented a significant growth of 22.9 per cent over 2016 volumes of 1 615 million.

22.6.2018

A verdade nua e crua sobre a fatura eletrónica – Parte 1

Sempre que se ouve falar em fatura eletrónica apenas se mencionam as vantagens da sua utilização. Isto é, menos custos por transação, melhor integração, quase imediata, entre intervenientes, ciclos de pagamentos mais rápidos e a menor probabilidade de erro nos dados.

18.5.2018

Workshops SaphetyGov

Para dar continuidade ao evento FATURAÇÃO ELETRÓNICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e aos Workshops SaphetyGov, a Saphety irá realizar novos workshops gratuitos para entidades fornecedoras.

17.5.2018

Guia: Resolver problemas na faturação eletrónica

Neste guia iremos percorrer o passo a passo necessário à resolução de problemas para a implementação bem sucedida de um projeto de faturação eletrónica. Tudo explicado por um especialista em EDI e faturação eletrónica.

11.5.2018

Do cumprimento legal ao incremento da eficácia nos processos administrativos

Porque mudamos? Essencialmente porque somos obrigados, uma vez que por natureza somos procrastinadores. Ainda assim, depois de mudar concluímos que na verdade com as mudanças ganhamos valências e sobretudo experiência para nos tornarmos globalmente melhores.

30.4.2018

Faturação eletrónica: empresas portuguesas interessadas, mas ainda pouco preparadas

A um ano da faturação eletrónica ser obrigatória para os contratos públicos ainda há muito desconhecimento entre as empresas portuguesas sobre as vantagens da sua adoção, ao mesmo tempo que persistem dúvidas, que vão desde o tipo de soluções existentes aos custos de implementação.

9.4.2018

Faturação Eletrónica na Administração Pública

Anualmente, são processadas mais de 400 mil milhões de faturas a nível mundial, das quais cerca de 170 mil milhões são processadas por empresas ou organismos da Administração Pública. Contudo, apenas 17% destas faturas são processadas eletronicamente. Um estudo recente da European E-Invoicing Service Providers Association...

6.4.2018

Mudar a Saúde com a faturação eletrónica

A nova diretiva europeia, já transposta para a legislação portuguesa, estabelece a implementação e utilização da fatura eletrónica para toda a Administração Pública. E o sector da saúde não foge à regra.

4.4.2018

Perguntas & respostas sobre…a fatura eletrónica

A fatura eletrónica está a meses de se transformar numa obrigatoriedade para todos os fornecedores do Estado. Rui Fontoura, CEO da Saphety, aceitou o desafio do Ntech.news e responde às principais questões sobre o tema.

21.3.2018

“O objetivo da Saphety é ser um player importante na América Latina”

Rui Fontoura lidera a Saphety há sete anos, um percurso que lhe permite analisar o mercado atual e traçar cenários para o futuro.

7.3.2018

Evento | Faturação Eletrónica na Administração Pública

A Saphety realizou o maior evento sobre "Faturação Eletrónica na Administração Pública”, no Centro de Congressos de Lisboa, com mais de 600 participantes numa audiência composta por entidades públicas e empresas privadas.

15.12.2017

Revisão do Código dos Contratos Públicos: Contratação Pública e Faturação Eletrónica

Portugal encontra-se alinhado com a alteração do Quadro Legal Europeu, em matéria de Contratação Pública e Faturação Eletrónica na Administração Pública.

16.8.2017

Saphety Liderazgo: Rui Fontoura, Chief Executive Officer

Rui Fontoura: conocido por estar involucrado en las numerosas revoluciones tecnológicas en Portugal, y por ser uno de los dos especialistas portugueses en EDI (Electronic Data Interchange).

16.8.2017

Saphety Leadership: Rui Fontoura, Chief Executive Officer

Rui Fontoura é o atual Chief Executive Officer da Saphety. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações, pelo Instituto Superior Técnico, é conhecido por estar envolvido em inúmeras “revoluções” tecnológicas em Portugal e por ser um dos especialistas portugueses em EDI.

15.8.2017

Vantagens da utilização das Plataformas Eletrónicas de Contratação Pública

Portugal continua a apostar na Contratação Pública Eletrónica para estar à altura das novas exigências dos mercados...

3.8.2017

Saphety estabelece aliança estratégica com GENA

A Saphety reforçou a sua presença global ao integrar a GENA – Global E-Faturação Network Alliance.

2.8.2017

Fatura eletrônica ajuda operadoras a fidelizar clientes e a poupar dinheiro

O mercado brasileiro de telecomunicações não é fácil. E não se trata apenas da sua dimensão, mas também das condicionantes a que estão sujeitas as operadoras.

18.7.2017

As vantagens e perspectivas da adoção global da faturação eletrónica

Entrevista a Miguel Zegre, Business Unit Director da Saphety: As vantagens e perspectivas da adoção global da faturação eletrónica.

11.7.2017

Saphety wins EU CEF Telecom eInvoicing project

SAPHeIN project aims to promote the uptake and accelerate the use of e-Invoicing (2014/55/UE) amongst public entities established in Portugal and Spain.

21.6.2017

Factura electrónica: quando o factor humano faz a diferença

Sobretudo em projectos de grande dimensão e complexidade a acção dos responsáveis de TI de logística ganha especial importância...

16.6.2017

Confiar para fidelizar

Confiança, um termo aparentemente tão simples e intrínseco a toda e qualquer relação, seja ela profissional ou pessoal, mas que é muito mais complexo.

1.6.2017

Como conseguiu o setor alimentar aumentar a eficiência na cadeia de valor?

Antes de mais, convém fazer uma breve avaliação da situação nacional. É certo que a mudança é uma constante na vida das pessoas e das empresas, isto devido às alterações constantes de contexto que nos rodeiam, mas um negócio tem sempre um foco, a sua rentabilidade ou lucro e, neste ponto, a racionalização de custos é uma das variáveis que garante a majoração do lucro de uma organização.

17.5.2017

Saphety renova imagem e lança novo website

A Saphety apresentou no início do ano um novo website e uma imagem totalmente renovada, destacando o seu portfólio e reforçando o seu posicionamento global.

15.5.2017

O estado atual do EDI em Portugal

A confiança acumulada pelas empresas, ao longo dos últimos anos, levou a que a utilização de plataformas eletrónicas, intermediárias entre parceiros para troca de informações de negócio, seja prática comum, deixando de ser um exclusivo de grandes empresas ou setor público, isto porque o seu custo tem à data valores muito mais reduzidos.

21.3.2017

Trust: disruptive blockchain and the role of GS1 standards

Nowadays, we realize more and more that the blockchain phenomenon has crossed the border of threat to become an opportunity to change.

26.2.2017

4th Day at GS1 Global Forum 2016

And in the last day of the forum backups arrived. Saphety CEO – Rui Fontoura and CMO – Miguel Zegre arrived in the right timing...

25.2.2017

3rd Day at GS1 Global Forum 2016

Good news: It seems I recovered my voice. Bad news: The 4th and last day of GS1 Global Forum 2016 is tomorrow.

24.2.2017

2nd Day at GS1 Global Forum 2016

We are only going through the second and I’ve to admit that I am starting to feel exhausted (just starting….). But let’s get to what is important...

23.2.2017

Half way through GS1 Global Forum 2017

Half way the GS1 Global Forum 2017 and it is time to perform a balance.

16.2.2017

MMOG/LE promove a integração da cadeia de fornecedores no universo automotivo

Poucas indústrias emitem e recebem tantos documentos transacionais diariamente tais como pedidos, programações e avisos de despachos como o setor automotivo.

10.2.2017

Contratos eletrónicos: o computador como lugar para o acordo entre vontades

A forma de se fazer negócio mudou. Onde antes havia, obrigatoriamente, uma assinatura física hoje esta está a ser substituída pela digital. Que nada mais é do que uma consequência da evolução tecnológica, não se encaixando num contrato verbal ou escrito propriamente dito.

31.1.2017

O pequeno grande mundo das mensagens eletrónicas entre empresas

Para quem está a entrar (ou a equacionar entrar) no mundo da Troca Eletrónica de Documentos, é importante perceber as suas vantagens e implicações, mas também compreender que existem vários tipos de mensagens eletrónicas e a que/quem se destinam.

27.1.2017

Leilões Eletrónicos: a inovação tecnológica aliada à gestão dos dinheiros públicos

Conseguir bons negócios a valores interessantes. Esta é a noção geral do conceito do leilão. Porque a definição real, segundo McAFEE e McMILLAN (1987), refere que “é uma instituição de mercado com um conjunto explícito de regras, determinando a alocação de recursos e preços baseados em lances dos participantes do mercado”.

19.1.2017

Saphety aposta na América Latina

Integrante do grupo Sonae, a Saphety conta com 15 anos de mercado e é pioneira na área das compras eletrónicas. Rui Fontoura, CEO há seis anos, falou com a PME Magazine sobre a internacionalização da empresa.

30.12.2016

Administração Pública como motor de mudança

Transposição de Diretiva Europeia será o ponto de partida para a disseminação da fatura eletrónica no mercado nacional, no setor público.

12.12.2016

A Saphety responde

A Saphety disponibiliza ao mercado soluções de eBusiness que permitem aos seus clientes otimizar as relações com os seus parceiros através da desmaterialização dos processos de negócio.

29.11.2016

Três anos de Saphety Colômbia

Assim como no Brasil, operação que comemorou também este ano o seu terceiro aniversário, a Saphety continua a dar cartas no mercado colombiano.

28.11.2016

Tecnologia pode gerar economia de R$ 10,00 por fatura em uma operadora de telecom

Você sabia que um “tradutor” de notas fiscais eletrônicas pode representar uma economia de R$ 10,00 por fatura em uma operadora de telecomunicações?

11.10.2016

Contratação Pública: A evolução na Região Autónoma dos Açores

Com a entrada em vigor do Código dos Contratos Públicos (CCP), DL N.º 18/2008, de 29 de Janeiro, acentuou-se a utilização de plataformas eletrónicas de contratação pública

7.10.2016

Um “tradutor” de notas fiscais pode poupar tempo e dinheiro na sua empresa

Quando o assunto é a nota fiscal de serviço, o Brasil enfrenta sérios desafios, relacionados com a quantidade de prefeituras existentes no país: 5.570.

27.9.2016

Several key moments in 16 years of history

In 2000, Saphety was totally different from what it is today.

13.9.2016

Três anos de Saphety Brasil

A Saphety continua a somar clientes no Brasil, através da aposta na sua oferta integrada, que se distingue pela inovação e adequação aos objetivos de cada clien

2.9.2016

Facturação electrónica de montante a jusante – a importância da integração eletrónica dos dados

Um estudo da Billentis comprova que o tratamento de uma encomenda enviada em papel custa em média 11,2 euros (para quem recebe).

1.7.2016

Desmistificar a faturação eletrónica em PDF

Faturar os seus clientes de forma eletrónica permite aumentar a produtividade e dispensar os colaboradores para outras tarefas.

27.6.2016

Communications cost for the B2B sector: from price to commodity

I really think telecommunication service prices will no longer be considered a differentiating factor being rather a commodity.

11.5.2016

O mundo num código de barras

Poucas pessoas (fora da indústria) conhecem a GS1 e a sua importância no desenvolvimento do sector do retalho.

7.4.2016

Facturação electrónica no sector da saúde

A comunidade em torno dos serviços de saúde oferece bons exemplos práticos para compreender os benefícios de utilização do modelo de troca electrónica de factur

4.3.2016

Prioritization process at Saphety

This story has something connected to the well-known Kano Model (Kano 1984), which helps to categorize the pool of features into three groups.

22.2.2016

1st Day at GS1 Global Forum 2016

First day has almost gone and is always a great feeling to realize that Saphety is real part of GS1 family.

22.2.2016

Selos Temporais: a evolução do mercado e a nova realidade em 2016

Desde 2008 que muito mudou na Administração Pública e mais concretamente na Contratação Pública.

19.11.2015

Automação no processo de Integração das NFS-es (Notas Fiscais de Serviço)

Um assunto que percebemos ser muito interessante para algumas empresas, é a integração das NFS-es recebidas, automaticamente no sistema de gestão (ERP).

28.10.2015

Another GS1 standards breakthrough in the Halal supply chain

Retailing in the western world today is already a complex business, so it follows that when the specific requirements of communities such as Halal...

13.10.2015

EU tackling counterfeit medicines/medical devices – The future was probably near if we listen to GS1

We all should ask ourselves why it has been so hard to reach an agreement between EU member states for drafting a common framework to tackling counterfeit...

13.10.2015

A evolução do comércio internacional online

O GTIN – Global Trade Item Number é um identificador de produtos comerciais desenvolvido e controlado pela GS1 para qualquer item pedido ou faturado.

6.10.2015

How Telecom can engage corporate customers with eBilling?

Corporate customers are the most attractive and profitable market segment for telecom operators.

6.8.2015

MMOG/LE (Material Management Operations Guidelines/Logistics Evaluation) é uma realidade no setor Automotivo Brasileiro

Nos longos anos em que trabalho na indústria automobilística, cada vez mais competitiva, tenho percebido várias iniciativas com o objetivo...