Saphety
13.10.2015

A evolução do comércio internacional online

O GTIN – Global Trade Item Number é um identificador de produtos comerciais desenvolvido e controlado pela GS1 para qualquer item pedido ou faturado, em qualquer ponto da cadeia de fornecimento. Este processo permite fazer o ”tracking” desde as matérias-primas até ao produto final, sendo a principal linguagem do fluxo comercial.

A recente atualização do Google Shopping Products Feed Specification, indica a exigência da inclusão do Global Trade Item Number (GTIN) em qualquer produto à venda no Google Shopping. Quer isto dizer que a partir de agora, nenhum produto sem GTIN e marca associada é validado e colocado nos “feeds” da Google Shopping – pelo menos em países como os EUA, Reino Unido, Suíça, Holanda, Japão, Itália, Alemanha, França, República Checa, Brasil e Austrália. No entanto, a tendência é que o número de países cresça, lado a lado com regulamentação do comércio a nível global.

Esta medida é mais um sólido passo na utilização global do GTIN, uma vez que fortalece a capacidade de identificação de um produto a nível internacional, promovendo ainda mais o seu controlo e autenticidade. Assim, com o aumento dos requisitos exigidos para disponibilização de artigos em catálogo online, o maior beneficiado será mesmo o consumidor final, tendo em conta que é cada vez maior a compilação de dados fiáveis sobre os produtos à venda.

Rob Rekrutiak, Product Manager do Google Shopping, referiu recentemente, por exemplo, que esta evolução do setor “aumenta a probabilidade de cliques em 40%”, algo que demonstra bem o potencial desta medida.

Para já ainda não se sabe quando é que Portugal fará parte da lista de países do Google Shopping Products Feed Specification, mas uma coisa é certa: a evolução do comércio internacional online passará muito pela adesão às boas práticas do setor, no que toca à regulamentação do mesmo.



Original article published on Jornal Económico, 9th october 2015.

Subject: 2015, Portugal, Data Synchronization, SaphetySync

Miguel Zegre

Publicado por Miguel Zegre

Chief Marketing Officer at Saphety (Linkedin)