Saphety
12.3.2019

Fatura eletrónica na Sonae gera poupanças de 15 milhões de euros

Fim do papel na relação com fornecedores oferece poupanças ambientais e económicas.

sede-sonae

A Sonae implementou, em 2005, um projeto pioneiro em Portugal de desmaterialização das comunicações com os seus parceiros e fornecedores, promovendo a adoção da fatura eletrónica como forma de melhorar a qualidade de informação para a gestão dos negócios, otimizar os tempos de tratamento de informação e proporcionar poupanças económicas e ambientais como um todo.

Fruto do projeto desenvolvido pela Direção dos Serviços Administrativos (DSA), a Sonae conseguiu melhorar a sua pegada ecológica, poupando anualmente mais de 90 toneladas de papel, 10 milhões de litros de água e mais de 50 milhões de emissões de CO2, bem como salvando 2.500 árvores. A desmaterialização do processo de faturação dos fornecedores proporcionou, assim, poupanças anuais superiores a 15 milhões de euros, contribuindo para uma maior eficiência e produtividade das atividades desenvolvidas pelas várias unidades de negócio da Sonae.

Nuno Guerreiro, diretor da DSA da Sonae, afirma: "A implementação da fatura eletrónica no relacionamento com os fornecedores e parceiros foi um sucesso e permitiu ganhos significativos para todas as partes. As equipas passaram a ter acesso a informações e indicadores de gestão com maior qualidade, agilidade e rapidez, o que veio facilitar o seu trabalho e gerar não só poupanças ambientais e financeiras, como também ganhos efetivos de produtividade”.

A Sonae gere, todos os anos, mais de 3 milhões de processos de faturação envolvendo mais de 20 mil fornecedores e parceiros. O trabalho desenvolvido permite que, hoje, 100% das ordens de compra e 99% das faturas dos fornecedores externos sejam emitidas eletronicamente. No conjunto das empresas Sonae, hoje 93% das faturas do total dos fornecedores são já desmaterializadas.

 

 

Press release enviado pela Sonae, a 11/03/2019.

https://www.sonae.pt/pt/media/press-releases/fatura-eletronica-na-sonae-gera-poupancas-de-15-milhoes-de-euros/

Notícias publicadas

Jornal Económico

Distribuição Hoje

Diário de Notícias

Hiper Super

Diário de Notícias

Dinheiro Vivo

O Jogo

Fleed

Ambiente Magazine

TSF 

Executive Digest

Imagens de Marca

Notícias ao Minuto

Grande Consumo

 

Subject: EDI & Electronic Invoicing, SaphetyDoc, Portugal, 2019

Saphety

Publicado por Saphety

Saphety (saphety.com) is a leading company in solutions for electronic documents exchange, electronic invoicing and data synchronization amongst companies. Currently, its client portfolio has over 7000 companies and over 520 thousand users throughout more than 40 countries.