AICEP Portugal Global
18.7.2018

Vantagens da faturação eletrónica para as empresas portuguesas

A Saphety aconselha as empresas portuguesas a iniciarem a implementação do processo de faturação eletrónica de forma voluntária (obrigatório a partir de janeiro de 2019), para que esta transição seja o mais suave possível. Conheças as principais vantagens que a faturação eletrónica traz para as empresas portuguesas.

A primeira vantagem da faturação eletrónica é a desmaterialização de processos, permitindo uma maior agilidade na relação com os parceiros de negócio, diminuindo os processos administrativos, reduzindo desta forma o tempo de faturação e de recebimento. Havendo um impacto positivo em termos de redução de custos, não só para a empresa como para a economia em geral.

A segunda vantagem está exatamente relacionada com a poupança que a faturação eletrónica traz para as empresas. Segundo a Billentis, estima-se que esta nova modalidade traga uma poupança de 50 por cento a 70 por cento nos processos de emissão e receção de faturas.

O acesso a financiamento é outro dos benefícios que deve ser equacionado. Com a faturação eletrónica os pequenos e médios empresários passam a ter acesso à possibilidade de financiamento das suas faturas (invoice financing), ou seja, passam a ter a oportunidade de comprar, vender ou transferir as suas faturas eletrónicas obtendo desta forma liquidez antecipada.

Outra vantagem que a faturação eletrónica traz para as empresas é a redução do tempo de processamento, desde a emissão da fatura até à sua contabilização do lado do cliente, a franca diminuição de erros, a completa auditoria do processo de transmissão do documento, o arquivo eletrónico de faturas disponível online e, também, a segurança de todo o processo, que inclui mecanismos como a assinatura eletrónica.

Uma solução adaptada aos novos mercados de trabalho, cada vez mais flexíveis, dando às empresas a possibilidade de aceder à documentação a partir de qualquer lugar, recorrendo a tecnologias cloud, é também uma vantagem. Uma solução simples e customizável que permite a receção e emissão online de documentos com funcionalidades colaborativas, nomeadamente na criação de novas ligações com novos parceiros de negócio.

 

Notícia publicada na AICEP Portugal Global, a 18/07/2018.

URL: http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={ACF69879-F288-4F12-B4CB-1A322FFF6766}

Subject: EDI & Electronic Invoicing, Contratação Pública Eletrónica, SaphetyDoc, Portugal, SaphetyGov, 2018