Computerworld
27.2.2018

Faturação electrónica já chegou a mais de 100 entidades públicas

É um bom ponto de partida, diz Rui Fontoura, da Saphety, mas é preciso acelerar as implementações, “porque não vai haver mais tempo e toda a gente vai querer cumprir a lei”.

A Saphety já tem, entre os seus clientes, mais de 100 entidades públicas preparadas para as recentes alterações ao Código dos Contratos Públicos (CPP) que tornam a fatura eletrónica na Administração Pública uma obrigação.

“2018 é um ano de transição”, assinala Rui Fontoura, director-executivo da Saphety, que organizou esta terça-feira uma conferência sobre o tema em Lisboa. E o interesse pelo tema levou a que se registassem no evento cerca de 900 pessoas.

“Não tenho dúvidas que [o sucesso do evento] está associado ao facto de, em 1 de janeiro de 2019, os organismos da administração pública e os seus fornecedores serem obrigados fazer faturação eletrónica”, sublinhou Fontoura assinalando que “a maior parte das empresas e das entidades não estão ainda preparadas e estão à procura de soluções para dar resposta” a esta obrigação legal, disse à margem da conferência.

As mais de 100 empresas são, no conjunto, “um bom ponto de partida”. No entanto, o responsável estima que existam cerca de 3000 entidades e que, ainda que partilhem plataformas poderá representar um universo de 1500 potenciais implementações no mercado. “Ainda falta muito. É preciso acelerar, porque não vai haver mais tempo e toda a gente vai querer cumprir a lei”.

No sector privado tudo estará mais avançado “já estão mais habituados”, além disso a faturação electrónica não é uma exclusividade do Estado e “já existe experiência no mercado”. Além disso, “normalmente também têm mais agilidade. Eu diria que estou menos preocupado com as empresas privadas, do que com os organismos públicos”, referiu.

 
 

Notícia publicada na Computerworld, a 27/02/2018.

URL: https://www.computerworld.com.pt/2018/02/27/faturacao-electronica-ja-chegou-a-mais-de-100-entidades-publicas/

Subject: Portugal, 2018, SaphetyDoc, EDI & Electronic Invoicing, SaphetyGov, Contratação Pública