Ntech.news
24.10.2018

Faturação eletrónica cresceu 22,9% em 2017

A emissão de faturas eletrónicas na União Europeia cresceu 22,9% em 2017, ultrapassando 1,9 mil milhões de faturas. Os dados são sde um novo relatório da Associação Europeia de Prestadores de Serviços de Faturação Eletrónica (EES- PA), que contabilizou as faturas eletrónicas processadas e entregues pelos seus membros no ano passado.

De acordo com o relatório, a maior parte do processamento eletrónico aconteceu no mercado empresarial B2B (Business to Business) e sector público B2G (Business to Government), com cerca de 1,2 mil milhões de faturas. As restantes, num total de 719 milhões, foram emitidas no segmento B2C (Business to Consumer).

Olhando para o crescimento destes três segmentos ao longo dos últimos três anos, é possível verificar uma subida sustentada e equilibrada, isto é, nenhum dos segmentos deu um salto relativamente maior que os outros.

«Os tempos serão desafiadores daqui para a frente no que toca à faturação eletrónica», considera Miguel Zegre, diretor da unidade de negócio de EDI & Electronic Invoicing da Saphety e membro do Comité Executivo da EESPA. No entanto, referiu, «estes números também vêm demostrar que este é o momento certo para a aposta na FE, e que a adoção na Europa está a acontecer de forma generalizada sem grandes sobressaltos e sob uma legislação favorável, que permite às empresas terem tempo para se adaptarem.» O responsável disse ainda que é importante os fornecedores de serviços de faturação eletrónica estarem unidos e representados numa associação como a EESPA.

Em breve, será obrigatória a adoção de faturação eletrónica nos contratos com a Administração Pública em toda a União Europeia, com base nas disposições da Diretiva 2014/55/UE. Por isso, a especialista portuguesa Saphety antecipa «volumes de processamento ainda maiores» e aponta para «um crescimento bastante significativo em 2018.»

 

 

Notícia publicada na Ntech.news, a 24/10/2018.

URL: https://www.ntech.news/faturacao-eletronica-cresceu-229-em-2017/

Subject: Portugal, 2018, SaphetyDoc, EDI & Electronic Invoicing