NTech News
30.5.2017

Saphety lança Electronic Bill Presentment para telecoms

A empresa do grupo Sonae Saphety lançou uma solução de EBP – Electronic Bill Presentment – para o mercado das telecomunicações, durante o congresso da WeDo Technologies em Lisboa. A especialista em documentos eletrónicos aproveitou uma audiência recheada de representantes das maiores operadoras do mundo para fazer o lançamento.

A EBP da Saphety é direcionada a empresas com grandes volumes de emissão de faturas, e permite a análise dos dados e a adaptação do processo de faturação conforme necessário. O objetivo da solução é melhorar o fluxo de informação entre a operadora e os seus clientes B2B, contribuindo potencialmente para aumentar os níveis de fidelização e retenção dos clientes. «A nossa solução de Electronic Bill Presentment oferece às operadoras de telecomunicações uma ferramenta qualificada para o segmento B2B», resume Rui Fontoura, CEO da Saphety. A EBP apresenta os documentos de faturação e oferece a capacidade de configurar dimensões internas de análise de custos, como centros de custo, utilizadores, regiões e departamentos. «Através da conjugação com os dados de faturação, a solução permite gerar informações com valor acrescido para o negócio, podendo ser apresentadas sob a forma de extratos, relatórios e alimentar sistemas de BI e analytics», acrescenta Fontura.

A grande vantagem da ferramenta é que cria condições para reduzir custos e tempo associado ao processo de faturação. Por outro lado, é implementada sem ser necessária a alteração dos processos de faturação que a operadora de telecomunicações já utiliza.

Um dos primeiros clientes da solução é a brasileira Oi, a maior operadora de telefonia fixa e a quarta maior operadora de telefonia móvel do Brasil.

O diretor de serviços financeiros da Oi, Gaspar Carreira Junior, explicou porque é que a empresa brasileira adotou a EBP da Saphety: a ideia é poder apresentar novos serviços de valor agregado na emissão e apresentação de faturas ao segmento, numa conjuntura de mudança no sector das telecomunicações. Isto, como referido, sem alterar o processo de billing que já havia sido implementado pela operadora. «Esta solução também potencializou a redução de custos e contribuiu com a política de sustentabilidade da Oi», descreveu o executivo.

No ano passado, a Saphety reportou um volume de negócios de 9,1 milhões de euros e um crescimento substancial de 59% no mercado internacional, que é precisamente o alvo desta solução de EBP.

 

Artigo original publicado no NTech News, a 30/05/2017.

Subject: 2017, SaphetyBill, Electronic Bill Presentment, Portugal