26.6.2018

Baxter integra projeto piloto de faturacao eletrónica com o centro hospitalar Lisboa Central (CHLC)

• Projeto piloto já está em curso no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC);

• Solução garante transparência e automatização de processos, otimização de tempo e de recursos e redução de custos, num esforço conjunto para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS);

• Compromisso da Baxter com a inovação e desmaterialização de processos marca o envolvimento da companhia no projeto.

pt_horizontal_cef_logo

Lisboa, 26 de junho de 2018 - A Baxter, companhia farmacêutica e de produtos médicos, é um dos parceiros do projeto piloto de intercâmbio eletrónico de documentos (EDI) e Faturação Eletrónica implementado no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) e alargado ainda este ano a outros cinco centros hospitalares do país. O projeto visa, através da solução de EDI & Electronic Invoicing da Saphety, uniformizar, desmaterializar e simplificar os processos de faturação entre clientes e fornecedores. O âmbito irá também incluir o envio da nota de encomenda, guias de remessa e confirmação da receção das encomendas, tudo em formato digital.

O Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) é o primeiro a testar esta solução e o projeto será posteriormente alargado ao Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), Centro Hospitalar São João (CHSJ), Centro Hospitalar do Porto (CHP) e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

“Na Baxter assumimos o compromisso de estar na vanguarda da tecnologia e da inovação, não só no que diz respeito às terapêuticas que disponibilizamos como nos processos que utilizamos e na forma como nos relacionamos com os nossos parceiros e clientes. Estar presente no arranque deste projeto e fazer parte da sua implementação revela o nosso espírito ambicioso e a nossa abordagem centrada na rapidez, sustentabilidade e na transparência dos processos”, refere Filipe Granjo Paias, Diretor Geral Baxter Portugal.

O projeto de EDI e Faturação Eletrónica, ao qual a Baxter se aliou como parceira no arranque do piloto, vem permitir otimizar os processos administrativos - com o envio e receção de ordens de compra, guias e faturas de forma desmaterializada - cumprindo todos os requisitos legais e de negócio, e tornando mais simples, rápidas e eficientes as operações entre os departamentos comerciais, de compras e a administração. O processamento automático das transações comerciais permite diminuir o tempo entre o envio e entrega de bens, assim como a redução de custos de armazenamento da informação, com total garantia de segurança e confidencialidade nas comunicações.

Segundo Rui Fontoura, CEO da Saphety, “a importância deste projeto, do qual fazem parte o Centro Hospitalar Lisboa Central e a Baxter como um dos fornecedores selecionados, de acordo com os pressupostos técnicos e volume de documentos transacionados, assume ainda maior relevância dado o seu enquadramento no âmbito da iniciativa E-Invoicing do programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom”. E, acrescenta, “fazer parte da implementação da estratégia de adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu, não só acredita a competência tecnológica da Saphety como destaca a importância da rede de fornecedores da Administração Pública no âmbito desta estratégia transeuropeia.”

Dados recentes da Billentis sobre E-Invoicing/ E-Billing, indicam que a transição para a faturação eletrónica permitirá uma poupança real de custos às entidades públicas, que se traduz em valores superiores a 10 EUR por cada processo de faturação, desde o momento da receção da fatura ao momento do arquivo legal.

O projeto de EDI & Electronic Invoicing vem responder à obrigatoriedade legal de toda a Administração Pública, a nível europeu, passar a desmaterializar os processos de faturação até ao final de 2018.

Sobre a Baxter
A Baxter é uma empresa de produtos médicos renais, hospitalares e de medicamentos essenciais para a vida, incluindo tratamentos de diálise tanto em centros como em casa; soluções estéreis intravenosas; dispositivos de perfusão; nutrição parentérica; produtos cirúrgicos e produtos anestésicos; assim como sistemas informáticos e serviços de automatização farmacêutica. A presença mundial da empresa e a natureza vital dos seus produtos e serviços têm um papel essencial no acesso da população aos cuidados de saúde. Está presente em Portugal há mais de 20 anos e está sediada em Sintra.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 3900 empresas e mais de 160 mil utilizadores em 37 países.

(Comunicação Baxter)

Maria João Serra, mmoreira@atrevia.com