18.10.2018

Faturação Eletrónica cresce em 2017 com mais de 1,9 mil milhões de faturas processadas só na Europa

A Associação Europeia de Prestadores de Serviços de Faturação Eletrónica apresenta um crescimento significativo de 23% na faturação eletrónica, ou seja, mais de 1,9 mil milhões de faturas eletrónicas foram processadas em 2017 na União Europeia.

Um relatório elaborado pela Associação Europeia de Prestadores de Serviços de Faturação Eletrónica (EESPA) apresenta o resultado de 1984 milhões de faturas eletrónicas processadas e entregues em 2017 pelos membros da EESPA. Estes resultados representam um crescimento significativo de 22,9% em relação aos valores de 2016, que tinha apresentado apenas 1615 milhões.

Grande parte deste processamento eletrónico (1265 milhões) remetem para o mercado B2B (Business to Business) ou B2G (Business to Government), apesar de haver já uma fatia significativa de processamento eletrónico da faturação em B2C (Business to Consumer), com 719 milhões de faturas eletrónicas tratadas.

e-invoice-volumes-in-europe

Para Miguel Zegre, diretor da unidade de negócio de EDI & Electronic Invoicing da Saphety, e membro do Comité Executivo da EESPA, estes são dados que revelam a importância dos fornecedores de serviços de faturação eletrónica estarem unidos e representados numa associação como a EESPA. Miguel Zegre afirma ainda que “os tempos serão desafiadores daqui para a frente no que toca à faturação eletrónica, mas estes números também vêm demostrar que este é o momento certo para a aposta na FE, e que a adoção na Europa está a acontecer de forma generalizada sem grandes sobressaltos e sob uma legislação favorável, que permite às empresas terem tempo para se adaptarem.

Dado que estamos no limiar da obrigatoriedade da faturação eletrónica nos contratos com a AdministraçãoPública em toda a União Europeia, com base nas disposições da Diretiva 2014/55/UE, o futuro deverá trazer volumes de processamento ainda maiores. Prevê-se assim um crescimento bastante significativo em 2018.

Mais informação sobre os resultados do estudo da EESPA disponível no link: https://eespa.eu/the-european-e-invoicing-service-providers-association-reports-a-significant-growth-of-23-and-over-1-9-billion-processed-e-invoices-in-2017/.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 3900 empresas e mais de 160 mil utilizadores em 37 países.

Sobre a EESPA

A EESPA foi formada em 2011 como uma associação internacional sem fins lucrativos. Atua como uma associação comercial a nível europeu para uma larga e dinâmica comunidade de prestadores de serviços de faturação eletrónica, em representação de empresas fornecedoras de serviços de rede, outsourcing, tecnologia e EDI (intercâmbio eletrónico de dados). Centra-se em políticas públicas e questões de conformidade legal, com vista à criação de um ecossistema interoperável, defendendo a adoção generalizada da faturação eletrónica em benefício da eficiência e do crescimento económico.

Tomás Mendes dos Santos | Communication Consultant
tomassantos@youngnetworkgroup.com