26.7.2016

Saphety certificada em Segurança da Informação

Processo de certificação que reconhece a segurança da informação nas plataformas de negócio da tecnológica durou 16 meses e envolveu toda a estrutura organizacional, em Lisboa, São Paulo e Bogotá.

A Saphety, tecnológica do Grupo Sonae, viu reconhecidas as boas práticas de segurança da informação nas suas plataformas de negócio com a certificação pela norma ISO 27001. Estrategicamente, este novo selo diferencia a Saphety da concorrência no mercado nacional e brasileiro e é um requisito fundamental para a operação no mercado colombiano.

Para Rui Fontoura, CEO da Saphety, “as vantagens da certificação ISO 27001 refletem-se no reconhecimento e confiança dos nossos clientes, parceiros e outros stakeholders, no tratamento adequado da informação sensível das suas organizações. É uma garantia que sempre demos e que agora é validada por entidade externa e independente, de que toda a informação transacionada e arquivada nas nossas plataformas é tratada de acordo com os mais elevados padrões de gestão e proteção ao nível da segurança da informação.”

O processo de certificação, que teve a duração de 16 meses e envolveu toda a estrutura organizacional da Saphety, dividiu-se em três fases: A avaliação minuciosa dos riscos de segurança da informação, com identificação de vulnerabilidades e impactos para a organização; o desenho e implementação de um conjunto de medidas de gestão de risco e controlo da segurança na infraestrutura do negócio e, por fim, a implementação de um programa que assegure que os controlos de segurança da informação respondem às necessidades a esse nível, tanto da Saphety como dos seus clientes.

“Este projeto foi um desafio para toda a equipa Saphety, ao exigir o envolvimento, integração e interação entre todos. Com este passo, damos continuidade à nossa estratégia de qualidade e segurança dos produtos e serviços que disponibilizamos, que passa também por uma forte consciência da importância da segurança da informação nos segmentos de mercado que endereçamos. Vermos reconhecido o nosso compromisso com o desenvolvimento e manutenção de soluções robustas, eficientes e seguras é um estímulo a aprofundarmos o caminho traçado e uma vantagem que consideramos estratégica e que irá alavancar o processo de criação de valor e garantia das melhores práticas para os nossos clientes e parceiros”.

Realizada pela conceituada SGS, a auditoria ao Sistema de Gestão Integrada de Qualidade e Segurança da Informação, que deu origem a esta certificação, teve lugar nos escritórios da Saphety em Lisboa, São Paulo e Bogotá. Os auditores da SGS além de não identificarem qualquer não conformidade, registaram ainda o reforço positivo de alguns dos principais parâmetros do sistema de gestão integrado, tais como utilização eficiente de ferramentas de IT de apoio ao sistema integrado e forte componente de training e awareness.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 4700 empresas e mais de 129 mil utilizadores em mais de 30 países.

Erica Rodrigues | Communication Consultant
ericarodrigues@youngnetworkgroup.com