11.6.2018

Saphety convida 26 empresas para Projeto pioneiro nos Hospitais Portugueses e Espanhóis

As entidades envolvidas no SAPHeIN trabalharão no sentido de promover a desmaterialização de documentos comerciais trocados entre os hospitais e os seus fornecedores.

pt_horizontal_cef_logo

A Saphety, empresa do grupo Sonae especializada em trocas eletrónicas de documentos e sincronização de dados entre empresas, no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou 26 entidades a participar no projecto SAPHeIN do CEF Telecom.

O CEF Telecom, programa focado na adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu, visa promover a adoção da Diretiva Comunitária 2014/55/EU e preparar a implementação da nova Norma Europeia sobre faturação eletrónica, publicada no decorrer de 2017, e tem um orçamento de cerca de 300 milhões de euros, que representa parte do orçamento de 1,04 mil milhões que a União Europeia destinará até 2020 para impulsionar os serviços digitais transeuropeus e que visa criar um padrão comum interoperável.

O projeto SAPHeIN, focado no setor da Saúde, existe para promover a desmaterialização de documentos comerciais (encomendas, guias de remessa e faturas) trocados entre os hospitais e os seus fornecedores. Este projeto é promovido por um consórcio que envolve a Saphety, como líder e provedor da solução de EDI & Electronic Invoicing, seis dos maiores hospitais públicos portugueses (Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar São João e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca) e um dos maiores hospitais em Espanha (Hospital Universitário La Paz, em Madrid), estando já preparados para implementar a solução.

O projeto deverá estar concluído até Agosto de 2018 e é pioneiro na promoção da adoção da solução de faturação eletrónica pela rede de fornecedores dos hospitais. Para além dos membros do consórcio, o projeto visa a implementação da rede de EDI para 26 dos fornecedores para assim fazerem parte integrante dos projetos piloto implementados nos hospitais.

As 26 empresas convidadas para o projeto são:

cef

O Connecting Europe Facility (CEF) é um programa da União Europeia que visa facilitar a interação transfronteiriça entre as administrações públicas, empresas e cidadãos, através da implementação de infraestruturas digitais de serviços e redes de banda larga. Os projetos apoiados contribuirão para a criação de um ecossistema europeu de serviços digitais interligados que sustentarão o Mercado Único Digital.

A Saphety (saphety.com) é uma empresa líder em soluções de troca eletrónica de documentos, faturação eletrónica e sincronização de dados entre empresas. Atualmente, a sua carteira de clientes conta com mais de 3900 empresas e mais de 160 mil utilizadores em 37 países.

Tomás Mendes dos Santos | Communication Consultant
tomassantos@youngnetworkgroup.com