15.6.2020

Saphety reforça presença internacional através de acordo pioneiro com a brasileira Vércer

Multinacional tecnológica portuguesa vai dar suporte aos serviços de gestão e sincronização de dados entre parceiros comerciais em todo o território brasileiro, através da sua plataforma SaphetySync.

A multinacional portuguesa Saphety foi escolhida pela Vércer, joint-venture criada pela GS1 Brasil e APAS – Associação Paulista de Supermercados, como a fornecedora da plataforma tecnológica de sincronização de dados de produtos de toda a cadeia de retalho, após um longo processo de seleção que envolveu empresas de todo o mundo.

A solução tecnológica da Saphety utilizada pela Vércer vai permitir a criação de um banco de dados com até 430 características e informações específicas por cada produto, bem como de um banco de imagem em alta resolução fundamental para acelerar a capacidade de resposta das empresas de retalho brasileiras às dinâmicas do mercado.

A plataforma SaphetySync vai suportar os serviços de gestão e sincronização de dados de produto e a sua distribuição entre os vários agentes que fazem parte da cadeia de abastecimento, tanto de comércio físico como de e-commerce, nomeadamente produtores, distribuidores, armazenistas, comerciantes/retalhistas e, no final da cadeia, o próprio consumidor.

A GS1 é responsável pela padronização de informação de produtos e bens comercializados pelo setor do retalho a nível mundial, possibilitando a sua identificação nomeadamente através de códigos de barras.

Os padrões de identificação da GS1, são hoje utilizados em mais de 150 países e melhoram a eficiência, segurança e visibilidade das cadeias de abastecimento em canais físicos e digitais em mais de 20 setores. Ao todo 1,5 milhões de empresas utilizam estes padrões e realizam através destes um total de 6 mil milhões de transações diárias, garantindo uma linguagem única entre sistemas e processos em todo o mundo. Só no Brasil, a GS1 conta com mais de 58 mil associados, sendo que a cadeia de abastecimento no País conta hoje com um registo centralizado de 45 milhões de produtos.

O acordo celebrado com a Vércer tem a duração de 5 anos, nos quais a Saphety irá fornecer todo o portefólio da sua tecnologia SaphetySync (MDM, Datapool, DAM) e os desenvolvimentos evolutivos do seu roadmap, bem como o suporte tecnológico e operacional e a infraestrutura necessária para armazenar a solução da Saphety num modelo SaaS.

Segundo estudos realizados pela área de Investigação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, 94% das indústrias do país já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no registo de produtos, o que acarreta um elevado impacto económico. De forma a mitigar estes efeitos, a GS1 Brasil e a APAS (Associação Paulista de Supermercados) criaram a Vércer, joint venture que oferece serviços de qualificação de dados de produtos a partir de uma base de registo centralizada.

Esta nova empresa, que terá agora a sua operação baseada na tecnologia Saphety, dará resposta à carência de dados precisos que se verifica no mercado, otimizando os processos na cadeia de abastecimento. Tal assegurará uma maior visibilidade, agilidade e melhor precisão no registo de produtos.

A plataforma SaphetySync permitirá que os diversos atores da cadeia de abastecimento que compõem o mercado brasileiro tenham acesso a informação válida, atual e auditada, diminuindo impactos nas suas estratégias comerciais ou operacionais - como rutura de stock, decréscimo de vendas, impactos reputacionais com informação disponibilizada com erros ou impacto no consumidor final.

Rui Fontoura, CEO da Saphety, afirma: “Estamos muito orgulhosos com este acordo, que vai disponibilizar à Vércer a melhor solução tecnológica a nível mundial para concretizar a sua missão. O mercado brasileiro obtém um serviço único com o selo e a garantia de qualidade colocados à disposição por uma entidade independente como a Vércer, cuja missão é introduzir as melhores práticas na cadeia de valor, suportadas pela tecnologia Saphety, uma referência global nesta área.”

Farias Sousa, CEO da Vércer, afirma “Entendemos que as empresas de retalho não conseguem ter, hoje, um produto com dados completos, precisos e, principalmente, atualizados, nos processos na cadeia de abastecimento. O nosso trabalho consiste em fazer a captura dos dados a partir dos produtos físicos e lançá-los num registo baseado numa plataforma na nuvem. A Vércer vai ajudar o mercado a ter informações certificadas e garantir que todos os canais do retalho, físico ou e-commerce, possam usar todas as informações ou atributos dos produtos.”

A Saphety é uma das tecnológicas com maior reputação a nível internacional para este tipo de mercado, com clientes de referência como a GS1 México, GS1 Colombia/Logyca, GS1 Portugal, GS1 Grécia, Brandbank/Nielsen, Serunai (Global Halal Datapool), entre outras. Com 20 de anos de experiência na área e uma duradoura relação com a organização GS1, toda a tecnologia da Saphety é desenvolvida de acordo com os standards da GS1, onde grande parte dos clientes Saphety tem a solução certificada e faz parte da rede GDSN – Global Data Synchronization Network da GS1.

SaphetySync, a solução de gestão e sincronização de dados

Na área da sincronização e alinhamento de dados de produtos, a Saphety é um dos principais fornecedores de soluções a nível global, disponibilizando uma oferta de software que suporta a atividade de uma extensa variedade de empresas associadas que cumprem as normas GS1. Esta importante presença no mercado de soluções de dados de produtos e serviços de sincronização digital assenta na sua plataforma SaphetySync, que é hoje crucial para operações do retalho em larga escala. A solução de gestão de catálogos e sincronização de dados da Saphety oferece aos seus clientes a ferramenta mais rápida e flexível do mercado, em conformidade com os standards GS1.

As normas GS1 permitem que a informação sobre os produtos, unidades de expedição, ativos, localizações e serviços seja integrada nos sistemas centrais de informação das organizações, agilizando todos os processos negociais, incluindo o comércio eletrónico e a rastreabilidade.

O SaphetySync é composto por duas aplicações principais, o SyncCode e o SyncMedia, que em conjunto respondem às necessidades dos clientes. O SyncCode é a solução de alinhamento de dados mestre que oferece serviços e ferramentas para sincronização de dados de produtos, a qual é complementada com o SyncMedia, a solução de publicação, armazenamento e distribuição de imagens, associadas à informação de produtos. Ambas as aplicações cumprem as normas GS1 e são parte integrante do SaphetySync.

Fundada em 2000, a Saphety é uma empresa multinacional de origem portuguesa líder em soluções de intercâmbio eletrónico de documentos, faturação eletrónica, contratação e sincronização de dados entre empresas. Com presença em Portugal, Brasil e Colômbia, as suas soluções chegam atualmente a 38 países e a sua carteira de clientes conta com mais de 7000 empresas, incluindo entre outras algumas das maiores operadoras de telecomunicações, retalho, transportes, logística, energia, banca, serviços, saúde e setor público. Mais informações em saphety.com.

Texto traduzido para inglês.

Para mais informações
BA&N