7.3.2019

Sonae IM vende participação na Saphety à sua equipa de gestão, apoiada pela Oxy Capital

A SONAE Investment Management (Sonae IM) anunciou hoje que, juntamente com a AITEC e o BPI, chegou a acordo para vender 100% das ações da Saphety aos membros da sua equipa de gestão, apoiados pela Oxy Capital.

A Saphety oferece soluções Software-as-a-Service para facturação electrónica, electronic procurement e sincronização de dados, com escritórios em Portugal, Brasil e Colômbia. Esta empresa faz parte do portfólio do Grupo Sonae desde a sua criação, resultado de um spin-off dentro do Grupo Sonae, há mais de 10 anos. Atualmente a Saphety conta com uma base de clientes verdadeiramente global, incluindo clientes em diversos sectores como retalho, serviços financeiros, telecomunicações, indústria e sector público, entre outros.
“Esta transação está integrada na estratégia de gestão ativa de portfólio da Sonae IM. A nossa atividade passa por investir em empresas tecnológicas, apoiar no seu crescimento, internacionalização, e vender mais tarde para gerar mais valias, como neste caso. Estamos bastante satisfeitos pela equipa de gestão da Saphety ter tido a iniciativa de dar este passo em conjunto com a Oxy Capital, e desejamos-lhes o maior sucesso neste novo capítulo da empresa”, refere Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM.

“É a forte convicção no valor dos ativos da empresa - equipa e soluções - que motiva a Equipa de Gestão da Saphety para este novo desafio. A Saphety prosseguirá a estratégia de crescimento no mercado global, contando para o efeito com uma equipa dedicada e altamente qualificada” refere Rui Fontoura, atual CEO da Saphety em Comunicado. “A todos os stakeholders, nomeadamente Clientes, Fornecedores e Colaboradores, deixamos a garantia de que a Saphety se continuará a pautar pelas melhores práticas de mercado e processos de gestão alicerçados nos valores que sempre nos foram transmitidos pelo Grupo Sonae. À Sonae IM agradecemos a oportunidade de concretizar esta aquisição. Um agradecimento final à Oxy Capital por ter acreditado no projeto e na equipa Saphety”, refere ainda este membro da equipa de gestão da Saphety.

“É com grande satisfação que a Oxy Capital se torna parceira da equipa de gestão da Saphety, através do Fundo Oxy Capital II. Vemos com optimismo a continuação do desenvolvimento da Saphety como entidade de referência de facturação electrónica para milhares de empresas em Portugal e no exterior”, menciona Gonçalo Mendes, Partner da Oxy Capital.

A Sonae IM tem um portfólio de mais de 25 empresas internacionais de base tecnológica, dedicadas aos setores de retalho, cibersegurança e telecomunicações. A Sonae IM assume um papel ativo no apoio às empresas do seu portfólio e já investiu mais de € 120 milhões desde 2014.

A Oxy Capital é uma sociedade gestora de fundos de investimento com presença em Portugal e Itália, tendo já investido em mais de 50 empresas portuguesas em diversos estados de desenvolvimento. O Fundo Oxy Capital II visa investir nas melhores empresas portuguesas de média dimensão, através de instrumentos de capital e/ou dívida, podendo assumir posições minoritárias ou maioritárias.

Subject: Portugal, 2019, International, Brazil, Colombia