Faturação Eletrónica

Outras Soluções

4 coisas que precisa de saber sobre o SAF-T de Faturação em Portugal

Subscrever Newsletter
Partilhar

4 coisas que precisa de saber sobre o SAF-T de Faturação em Portugal

 

Estão a chegar alterações aos requisitos de declaração SAF-T de faturação em Portugal para contribuintes não residentes que operam no país.

O processo pode ser rigoroso, mas isso não significa que tenha de ser difícil para a sua empresa. Aqui estão quatro coisas que precisa de saber sobre as obrigações SAF-T de faturação em Portugal.
 

1: Os contribuintes não residentes devem apresentar o primeiro relatório SAF-T de faturação até 8 de fevereiro de 2023

 

A faturação do SAF-T já é obrigatória para as empresas portuguesas residentes mas, desde de janeiro de 2023, as empresas não residentes sujeitas a IVA estão também obrigadas a apresentar um SAF-T de faturação mensal. O primeiro relatório está previsto para 8 de fevereiro de 2023 e possui requisitos específicos, que discutimos a seguir.

O prazo mensal para envio do SAF-T de Faturação é o oitavo dia útil do mês seguinte ao período de apuração.
 

2: Deverá usar um software de faturação certificado para gerar o relatório mensal

 

Um requisito exclusivo para Portugal é que o arquivo SAF-T de faturação seja gerado por sistemas de faturação certificados conforme designado pela AT. O incumprimento desta exigência está sujeito a multa.

Os contribuintes não residentes precisam garantir que estão a usar um software de faturação certificado para permanecer em conformidade.

A solução cloud SAF-T da Sovos é reconhecida como um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária portuguesa. Isso simplifica o acompanhamento das obrigações de relatório de faturação SAF-T em Portugal, com opções personalizadas disponíveis para clientes que precisam adotar uma abordagem personalizada.
 

3: Deve enviar o SAF-T de Faturação no formato correto

 

Os requisitos SAF-T em Portugal incluem formatação específica para geração e envio. Com base no esquema OCED 1.0 original, terá que incluir um cabeçalho especificado, arquivos principais e documentos de origem.

Os arquivos mestres podem incluir: tabelas de clientes e/ou fornecedores, tabelas de produtos e tabelas de impostos.
Os documentos de origem podem incluir: faturas de vendas e compras, documentação sobre movimentos de mercadorias e informações de pagamento, conforme aplicável.
Na maioria das vezes, as informações no esquema são exigidas condicionalmente, o que significa que a maioria dos campos só precisa ser enviada se os dados relevantes existirem no sistema de origem do contribuinte.

Os contribuintes devem ser capazes de gerar os campos obrigatórios no seu sistema e entender quais dados que são necessários para o envio.
 

4: Os requisitos SAF-T em Portugal continuam a mudar

 

A Autoridade Tributária portuguesa continua a introduzir novos requisitos e a alargar o âmbito do SAF-T no país. As mudanças incluem requisitos mais rígidos de integridade e autenticidade e redução da janela de tempo para obrigações de relatórios de faturas.

Os requisitos em constante mudança da autoridade tributária e o aumento da visibilidade colocam uma pressão adicional sobre os contribuintes para enviar em conformidade e dentro do prazo legal.

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos