Perguntas frequentes

FAQ dedicadas à plataforma Saphety Invoice Network, para Envio de Faturas.

Assista ao vídeo

Preciso de ajuda com

Registo

Processo de registo e dados para abertura de conta

Planos

Visualização dos planos e preços disponíveis e modelos de assinatura

Envio de documentos

Requisitos e meios de envio de documentos

Clientes

Entidades recetoras na rede Saphety e meios de comunicação disponíveis

Registo

  • Que dados preciso para me registar?

    Para efetuar o registo da empresa precisa do número de contribuinte da mesma, do código da certidão permanente e da cópia do cartão de cidadão de um dos gerentes ou representantes legais da empresa. O registo é feito através de uma conta de e-mail que servirá posteriormente para efetuar o login na aplicação.

  • Qualquer colaborador da empresa se pode registar?

    Sim, desde que tenha a documentação e dados necessários para fazê-lo.

  • Existe um número limitado de utilizadores por empresa?

    Actualmente a solução permite ter um utilizador por NIF. Em breve será disponibilizada uma nova versão com possibilidade de adicionar utilizadores de forma ilimitada.

  • Quanto tempo demora o processo de registo da minha empresa?

    Após preencher todos os dados solicitados, a nossa equipa irá validar toda a informação e, num prazo máximo de 8 horas úteis, o processo de registo estará completo.

  • É possível registar-me enquanto empresário em nome individual?

    Sim, é possível o registo na plataforma enquanto empresário em nome individual, para o envio de faturas ou recibos verdes eletrónicos a clientes.

Planos

  • Quais os planos disponíveis?

    Planos de Fatura Eletrónica, de subscrição mensal, cujo número de documentos incluídos varia entre as 5 e as 500 faturas (mês). Adequado para o envio a clientes do setor público (obrigatório) e empresas já preparadas para receber faturas eletrónicas.
    Planos de Fatura em PDF, de subscrição anual, cujo número de documentos incluídos varia entre as 500 e as 5000 faturas (ano). Indicado para o envio de faturas em PDF de acordo com a nova legislação e em que o cliente não exija ainda a faturação eletrónica.

  • O plano que escolher é válido por quantos dias?

    O seu Plano de Fatura Eletrónica será válido por 30 dias seguidos. No caso de esgotar o número de documentos antes dos 30 dias, deverá cancelar a subscrição e efetuar uma nova.

    O seu Plano de Fatura em PDF será válido por um ano. No caso de esgotar o número de documentos antes dos 365 dias, deverá cancelar a subscrição e efetuar uma nova.

  • Quais as modalidades de pagamento disponíveis?

    Os métodos de pagamento disponíveis são cartão de crédito ou cartão de débito, multibanco e MB Way.

Envio de documentos

  • Posso importar os meus dados de outro software?

    Os dados passíveis de serem importados de outros softwares são os documentos de faturação (faturas). A forma como é possível passar de forma mais rápida os dados das faturas é através do ficheiro XML UBL, no formato CIUS-PT. Verifique se o seu sistema de faturação produz este ficheiro. No caso do seu sistema não produzir este ficheiro a alternativa é o preenchimento manual dos dados da fatura. De notar que o PDF da fatura é sempre necessário em qualquer um dos casos.

  • Como enviar faturas de forma manual?

    Para enviar a sua fatura na estrutura obrigatória basta entrar na aplicação, fazer upload do PDF da sua fatura (que extraiu do seu sistema de faturação), preencher os campos obrigatórios do formulário e enviar.

  • Como é que os clientes podem receber os meus documentos?

    O seu cliente irá receber os documentos por integração ou por e-mail, dependendo da opção selecionada por este. No caso do seu cliente estar integrado na rede Saphety poderá receber a documento diretamente no seu sistema de faturação.

  • Existe algum browser recomendado para esta solução?

    Recomendamos a utilização do browser Google Chrome para uma melhor experiência de navegação.

  • O saldo de documentos do mês corrente transita para o mês seguinte?

    Nos planos de Fatura Eletrónica, de subscrição mensal, o saldo de documentos não transita para o mês seguinte.
    Nos planos de Fatura em PDF, de subscrição anual, o saldo de documentos pode ser utilizado ao longo do período de 12 (doze) meses.

Clientes

  • Quem são as entidades recetoras na Saphety Invoice Network?

    As entidades recetoras pertencem ao setor público e privado português e poderá aceder à lista de alguns dos nossos clientes.

  • Posso enviar faturas a todos os meus clientes?

    Sim, pode enviar faturas a todos os seus clientes, desde que, para os clientes não integrados, tenha o respetivo email de destino validado e aceite pelo cliente.

  • Que dados de cliente necessito para enviar as minhas faturas?

    Os dados obrigatórios incluem o NIF, Morada e o Email. Para mais detalhes por favor consulte o formulário de envio de documentos, em Nova Fatura.

  • O que significa a ligação a uma outra rede?

    Alguns dos recetores de faturas encontram-se acessíveis através de uma rede distinta da Saphety. Contudo, através de acordos de interoperabilidade, a Saphety garante a entrega das faturas a estes clientes de forma totalmente integrada e automática, cumprindo com os requisitos legais ou de negócio em vigor. Para que os mecanismos de interoperabilidade estejam disponíveis, é necessária a subscrição de um plano específico por cada uma das redes necessárias ativar.

  • Quais os passos necessários para ativar a ligação a outras redes?

    Ao fazer login na plataforma Invoice Network da Saphety encontrará no menu lateral a opção “Redes”. Ao aceder a esta área terá a lista de “Redes” disponíveis para estabelecer ligação, em função dos clientes recetores a quem pretende enviar as suas faturas, cujo detalhe poderá ser consultado ao clicar numa determinada rede. Para ativar uma das redes disponíveis deverá “Solicitar ligação à rede”. O seu pedido de ligação ficará sujeito a aprovação, configuração e ativação por parte da rede. Assim que a ativação estiver configurada e aprovada, o estado da ligação será atualizado para “Ligado à rede”, sendo que pode inciar o envio de fatura eletrónica para estas entidades de forma integrada. Nota: alguns pedidos de ligação a redes podem exigir a aceitação de “Termos e Condições” especificos, assim como ao pagamento de um plano de interoperabilidade.

  • Como posso enviar faturas para as entidades pertencentes à rede eSPap (FE-AP)?

    Para o envio de faturas a entidades pertencentes à rede eSPap terá primeiro de estabelecer a ligação com esta rede. Ao fazer login na plataforma Invoice Network encontrará no menu lateral a opção “Redes”. Ao aceder a esta área terá a lista de “Redes” disponíveis para estabelecer ligação onde se encontra disponível a rede eSPap. Para ativar a ligação deverá “Solicitar ligação à rede”. O seu pedido de ligação ficará sujeito a aprovação, configuração e ativação por parte da eSPap. Assim que a ativação estiver configurada e aprovada, o estado da ligação será atualizado para “Ligado à rede”, sendo que pode inciar o envio de fatura eletrónica para estas entidades de forma integrada. Assista ao vídeo que explica como ligar-se à rede de recetores eSPap.

     

Contacte o Suporte