Faturação Eletrónica

Outras Soluções

A necessidade de implementação de uma solução de faturação eletrónica no contexto nacional

Subscrever Newsletter
Partilhar

Várias edições Saphety Talks, um conjunto de webinares dedicados à faturação eletrónica, têm sido realizados em conjunto com a IDC, uma iniciativa com entrevistas a personalidades marcantes de vários setores de atividade, na qual a Saphety fomenta uma discussão e partilha sobre os principais desafios colocados na digitalização das empresas e no sucesso da aplicação da faturação eletrónica.

 

Esta edição foi dedicada à Indústria e Serviços, onde se contou com a presença de Nuno Saramago, Chief Operating Officer (COO) do grupo SAP Portugal, parceiro essencial para a Saphety no contexto legal e de digitalização de processos que enfrentamos.

 

A SAP tem mais de 440 mil clientes em mais de 180 países. Apoia empresas de dimensões e setores variados em todo o mundo, sendo que, em Portugal, são mais de 5 600 as organizações que contam com este grupo.

 

A SAP deu início à busca de uma plataforma de faturação eletrónica que reunisse um número significativo de aderentes e que lhe permitisse servir um número de clientes considerável. Assim surgiu a parceria com a Saphety que, para além de um lugar de destaque no mercado, trabalhava também com os principais organismos do setor público, muitos sendo também clientes da SAP.

 

No que toca ao balanço relacionado com esta parceria, Nuno Saramago afirmou ser muito positivo. Atualmente, o grupo conta com cerca de dez clientes totalmente modernizados, que se encontram completamente equipados com um novo conetor da SAP e da Saphety.

 

Para além desta parceria, a SAP é também cliente da Saphety, no sentido de oferecer segurança relativamente ao que disponibilizam aos seus clientes e para utilizar uma solução certificada de qualidade que agilize todos os processos. Ser cliente da Saphety evitou a necessidade de voltar a fazer uma pesquisa de mercado por uma plataforma, usando assim a mesma solução enquanto parceiro e cliente.

 

No que concerne ao futuro da parceria entre a SAP e a Saphety no contexto de transformação digital, Nuno Saramago afirmou que espera uma grande evolução, sendo que a SAP tinha iniciado a parceria devido à obrigatoriedade da lei, mas que rapidamente percebeu que o mesmo sistema tinha vantagens em ser utilizado com entidades privadas.

 

Além disso, a SAP disponibiliza também aos seus clientes uma série de documentos como retenção de impostos, rendimentos, etc., que podem ser configurados e localizados, utilizando o mesmo sistema usado com a Saphety, o que oferece diversas vantagens.

 

A estratégia da SAP passa pela aposta na empresa inteligente, com foco na inteligência artificial, otimizando tarefas, para que a tomada de decisões por pessoas seja baseada nas exceções e as tarefas repetitivas passem a ser exclusivamente tratadas pelo sistema.

 

Atualmente, em Portugal, dá-se uma mudança dos processos para a cloud, onde o contexto atual de pandemia tem vindo reforçar a necessidade de automação de processos, existindo agora uma maior abertura e consciência do digital, o que, obviamente, traz vantagens para a parceria entre a SAP e a Saphety.

 

Em síntese, ainda existe muito trabalho a ser feito entre a SAP e a Saphety, mas esta parceria tem-se considerado positiva e será para continuar.

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos