Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Introdução ao IVA na UE

 

Quase todas as grandes economias têm uma formato de IVA. São 165 países, cada um com as suas próprias regras de conformidade e relatórios. A principal exceção são os Estados Unidos. O IVA é de longe o imposto indireto mais significativo para quase todos os países do mundo. Globalmente, o IVA contribui com mais de 30% de toda a receita do governo.

 

A cobrança do IVA é um termo usado para descrever a situação de quando uma empresa cobra o IVA em nome de uma autoridade fiscal. Isso acontece em cada fase da supply-chain quando ocorre um evento tributável. As regras fiscais de um país definem o que é um evento tributável.

 

Em poucas palavras, o IVA essencialmente transforma as empresas privadas em cobradores de impostos.

 

 

Como funciona o IVA?

 

O IVA é cobrado em quase todos os bens e serviços. Isto vai até a venda final, inclusive, para um consumidor.

 

Aplicado corretamente, o IVA deve ser neutro em termos de custo para a maioria das empresas. As empresas cobram o IVA aos seus fornecedores e depois pagam esse dinheiro ao governo. No Reino Unido, isso ocorre normalmente a cada três meses.

 

Para uma empresa, isto significa:

  • A empresa cobra IVA nas suas faturas ou no que vende,
  • É contabilizado na contabilidade de empresa,
  • A empresa envia uma declaração de IVA com todas as suas cobranças de IVA para a AT,
  • A empresa paga o IVA cobrado.

As empresas podem requerer o IVA em algumas das suas compras. Quando aplicável, isso significa que sua empresa paga menos IVA no vencimento da declaração de IVA.

Essencialmente, isso incentiva as empresas a gastar e ajuda a economia a crescer.

 

Outra coisa que uma empresa pode fazer é adiar a contabilização do IVA. Existem diferentes razões pelas quais isso é permitido, por exemplo, em relação ao IVA de importação.

 

Declarações de IVA

 

Então, o que é uma declaração de IVA?

 

Uma declaração de IVA é um documento que lista todo o IVA que a empresa cobrou e recuperou, juntamente com várias outras informações sobre vendas e compras num determinado período.

 

O envio de declarações de IVA é um requisito obrigatório na maioria dos países. O formato e a frequência variam na UE, por isso é essencial manter actualizado. Além das declarações de IVA, as empresas podem ter de apresentar outras declarações. Isso depende da atividade comercial da empresa e dos requisitos do Estado-Membro de registro. 

 

Estes podem ser bastante complicados, como explicamos aqui. Compreender as diferentes obrigações de IVA também requer o mapeamento de uma cadeia de suprimentos para o país de registro.

 

As informações a seguir aplicam-se a grandes empresas ou empresas que vendem para a UE.

 

  • Declarações de IVA e outras declarações – para relatar as responsabilidades de uma empresa à AT. Este é o dinheiro devido ao governo. O formato de uma declaração de IVA e a sua frequência variam na UE.
  • Faturação– A Diretiva do IVA cobre a legislação em toda a UE, mas os Estados Membros podem escolher como aplicá-la às suas leis locais.
  • Aplicação de isenções – um fornecedor precisa de fornecer evidências de que as isenções de IVA foram aplicadas corretamente. O incumprimento pode acarretar a recusa da isenção, resultando em penalidades financeiras e cobrança de juros.
  • Reembolso do IVA – Os Estados-Membros interpretam os requisitos para o reembolso do IVA de forma diferente.
  • Intrastat – As declarações Intrastat fornecem informações comerciais e, quando necessárias, as declarações devem ser precisas – como acontece com as declarações de IVA, o processo em cada Estado-Membro varia.
  • Controlos de transações contínuas – Os sistemas de controlos de transações contínuas (CTCs) variam. Alguns requisitos aplicam-se apenas a empresas residentes e certos limites.

Imposto sobre vendas Vs. IVA

 

Então, qual é a diferença entre Imposto sobre Vendas e IVA?

 

O IVA é um imposto de consumo de base ampla e uma forma de tributação indireta. É imposto a bens e serviços em cada fase da supply-chain, com cada parte pagando o imposto ao governo e repassando o custo final para o consumidor final.

 

A ideia é que cada parte efectivamente só pague IVA sobre o valor acrescentado do produto ou serviço. Isto porque a parte pode recuperar o IVA sobre os custos associados (claro que existem excepções). Uma das desvantagens é que requer contabilidade precisa.

 

Por outro lado, os impostos sobre vendas são geralmente impostos sobre a venda ou locação de bens e serviços.

 

Normalmente, o vendedor cobra o imposto ao comprador no ponto de venda. O imposto sobre vendas é calculado multiplicando o preço de compra pela taxa de imposto aplicável. O vendedor, em numa fase posterior, transfere o imposto para a dependência governamental responsável.

 

Como funciona o IVA entre os países da UE?

 

A Diretiva de IVA da UE 2006/112/EC estabelece as regras para o IVA na UE. Os Estados-Membros devem aplicar estas regras de forma uniforme para evitar a possibilidade de dupla ou não tributação.

 

Como é que os países da UE aplicam o IVA

 

O IVA na UE ocorre quando:

  1. Há entrega de mercadoria – Nos casos em que a mercadoria não é transportada, o local de tributação é onde a mercadoria é colocada à disposição do cliente. Quando as mercadorias são transportadas, o local de entrega é onde o transporte começa (a menos que haja uma isenção aplicável).
  2. Existe uma prestação de serviços – Para as transações B2B, o local de tributação é geralmente onde o cliente estabeleceu o seu negócio. Isso aplica-se a serviços “intangíveis” em que o local de consumo não pode ser determinado facilmente.

Existem situações em que o local de consumo pode ser determinado.

Estes são:

  • Serviços relacionados com bens imóveis (ou seja, imóveis) – são tributados no local onde os bens imóveis estão localizados.
  • O transporte de passageiros é tributado onde a viagem ocorre.
  • As actividades relacionadas com cultura, desporto, educação e serviços de restauração são tributadas no local onde decorre o evento.
  • Os serviços de catering são tributados onde a comida e a bebida são fornecidas aos clientes.
  • O aluguer de transporte de curta duração é tributado onde o transporte é utilizado.
  • Cada vez mais, serviços digitais para consumidores – como downloads de software ou streaming de conteúdo – são tributados no país de consumo.

Ocorre a chamada aquisição intracomunitária de bens – O local de tributação é o local onde termina o transporte (ou seja, o país da UE onde os bens se encontram após o transporte de outro país da UE).
 
Quando as mercadorias são importadas – O local de tributação é onde as mercadorias importadas de países não pertencentes à UE são geralmente tributadas (ou seja, no país da UE onde são desalfandegadas para livre circulação).
 

Por que os países da UE usam o IVA

 

Existem muitas razões pelas quais um país da UE usa o IVA.

 

O IVA pode ser ajustado para cima e para baixo, dependendo do desempenho rápido da economia de um país. Isso significa que um país pode aumentar os impostos rapidamente ou apoiar um determinado setor reduzindo o IVA.

 

Uma vez arrecadado, o dinheiro pode ser gasto em serviços públicos, infraestruturas, saúde e outras importantes iniciativas de crescimento.

 

Bens e serviços isentos

 

Às vezes, as empresas não precisam de pagar o IVA. Isso acontece quando os bens ou produtos que eles vendem se enquadram em uma categoria isenta.

 

Alguns exemplos de exceções incluem educação e treinamento, arrecadação de fundos para caridade e seguros. Em vez disso, as seguradoras pagam um imposto chamado (IPT).

 

Uma empresa isenta de IVA não pode declarar IVA, nem pode ser reembolsada pelo IVA. Isso é um pouco diferente de bens ou serviços com classificação zero. Nesse caso, é cobrado IVA, mas a 0%. Algumas empresas também podem ser parcialmente isentas. As isenções de IVA diferem de país para país, por isso é importante verificar o site de uma autoridade tributária para ver se sua empresa precisa pagar IVA?.

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos