O papel das parcerias na massificação da faturação eletrónica

Subscrever
Partilhar

Com a obrigatoriedade de emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública, as empresas depararam-se com a necessidade de ter os seus ERP adaptados para o fazerem.

 

Faturação eletrónica: obrigatoriedade ou necessidade?

 

Esta necessidade tornou-se urgente na rápida resposta do seu prestador de serviços de TI, em particular na preparação do software de faturação para cumprimento das normas estabelecidas para o efeito.

 

Como se não bastasse, as empresas precisaram de ver esclarecido os porquês e de que formas o deviam fazer, socorrendo-se, em muitos casos, do seu fornecedor habitual de TI. É neste capítulo que os fabricantes de software assumem um papel preponderante, com o objetivo de esclarecer os seus clientes em três dimensões distintas:

 

  • o que é necessário;
  • quando é que vai ser necessário;
  • e qual a solução que têm.

 

Estima-se que em Portugal existam mais de 80.000 empresas fornecedoras da Administração Pública

 

A necessidade das empresas terem o seu software de gestão/faturação (ERP) preparado para responder em conformidade com a legislação ganhou enormes dimensões. A procura de rápidas respostas pelas empresas e pelos fabricantes de software, foi mote para a Saphety criar uma solução que respondesse de forma descomplicada ao mercado.

 

Em 2020, a Saphety lançou o portal Invoice Network, que se propõe a este objetivo: simplificar e desburocratizar a comunicação e entrega de faturas eletrónicas, independentemente do software de faturação utilizado por cada empresa. Com um simples registo neste portal e a subscrição dos planos de envio de faturas eletrónicas, as empresas estão prontas a comunicar os seus documentos financeiros aos seus clientes. Sem complicações, sem orquestrações técnicas e complexas e com um conceito comercial simples: subscreva apenas o que precisa. Em menos de um ano, o portal Invoice Network passou a contar com vários milhares de empresas utilizadoras da solução.

 

O novo desafio: integração com o ERP (software de faturação)

 

O contexto pandémico em que vivemos veio acelerar da adoção da faturação eletrónica entre empresas, alavancada pela crescente exigência de se utilizarem apenas documentos em suporte digital.

 

A desmaterialização da comunicação de documentos financeiros recorrendo ao envio por email cresceu exponencialmente. Além de ser uma forma legal de o fazer, os custos operacionais das empresas foram reduzidos, traduzindo-se numa poupança efetiva tanto ao nível de recursos, tais como gastos de papel e impressão, como de tempo.

 

O recurso à colocação de uma assinatura qualificada nas faturas enviadas por email, veio garantir às empresas que os seus documentos são seriam alterados, bem como assegurar que têm valor probatório fiscal. A acrescentar que, a adoção de comunicação de faturas desta forma libertou as empresas do encargo dos arquivos em papel, que em tantas organizações têm uma carga logística gigantesca.

 

Desde o o início de 2021 que a Saphety conta na sua oferta com as assinaturas qualificadas em faturas PDF.

 

Com o mesmo conceito comercial, as empresas que já subscreviam os planos de fatura eletrónica, passaram a ter também planos de assinaturas qualificadas,  que podem subscrever em função das suas necessidades de envio a cada momento.

 

Em simultâneo, é lançada uma peça tecnológica para os fabricantes de software ligarem o ERP (software de faturação) dos clientes diretamente à solução Invoice Network, passando o seu cliente a comunicar os seus documentos financeiros através da Saphety, sempre a partir do ambiente do seu ERP, e sem terem de aceder ao portal Invoice Network para o fazer.

 

Esta ligação, entre o ERP do cliente e a Saphety, veio facilitar a relação comercial desmaterializada e automatizada entre empresas, ao mesmo tempo que valorizaram a oferta dos softwares de faturação em geral, pelo valor acrescentado que passaram a entregar aos seus clientes.

 

É neste contexto que o papel das parcerias tecnológicas tem especial importância, ao alavancar exponencialmente a massificação da faturação eletrónica e desmaterialização de faturas PDF por email.

 

  • São os parceiros – fabricantes ou distribuidores de uma marca de software – que estabelecem a relação com a Saphety e que nos representam nesta solução junto dos seus clientes.
  • São os parceiros que implementam a solução e esclarecem o cliente sobre todo o processo, assumindo um papel determinante e insubstituível na rápida transição digital da faturação – evidenciando-se a importância das parcerias nesta cadeia de valor – que a Saphety reconhece e se compromete em suportar e otimizar de forma continuada.

 

 

 

Aceda à nossa API de parceiros

 

Se ainda não é parceiro Saphety, contacte-nos. A nossa equipa de consultores está ao seu dispor para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha e para lhe apresentar a melhor solução para o seu negócio.

Outros posts

Subscrever

Faturas com QR Code obrigatório a partir de 2022

A partir de 1 de janeiro de 2022 o QR Code deve constar em todas as faturas e documentos fiscais relevantes, de acordo com o Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15/02 e a Portaria n.º 195/2020, de 13/08.   O código QR – ou Quick Response Code – consiste num código de barras bidimensional que deve […]

Flexcash – o futuro do funcionamento das empresas?

Na continuação do seu ciclo de webinares, a Saphety diversifica os temas em debate e trouxe-nos, desta vez, o Diretor de Marketing de Empresas da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Nina, para falar do financiamento de faturas. A Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Saphety, desenvolveu uma plataforma inovadora, totalmente digital, através da […]

Otimização de processos de gestão de tesouraria com o confirming digital

Patrícia Valente começou por explicar que a adesão da BA Glass ao confirming ocorreu num contexto de forte aposta, por parte da empresa, nos processos digitais para automatizar o mais possível as tarefas, de forma a simplificar o dia a dia e a tornar o trabalho mais eficiente.

Mais posts
Loading