Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O processo de faturação eletrónica no setor da banca e seguros

Subscrever Newsletter
Partilhar

Numa das edições do ciclo de webinars dedicados à faturação eletrónica, as Saphety Talks, organizado pela Saphety, em parceria com a IDC, contou-se com a presença de personalidades de referência do setor da banca e seguros, que partilharam experiências no âmbito da transformação digital das empresas e o papel desempenhado pela faturação eletrónica.

 

Nesta edição, estiveram representados a IDC, a Caixa Geral de Depósitos e a companhia de seguros Tranquilidade do grupo Generali. Este setor adota a faturação eletrónica para agilizar processos de pagamento/recebimento como parte da aposta na transformação digital.

 

Em representação da companhia de seguros Tranquilidade do grupo Generali, foi entrevistado João Ribeiro, responsável da Unidade de Contratação Pública.

 

À primeira questão sobre como decorre o processo de adoção da faturação eletrónica, João Ribeiro afirmou que a faturação eletrónica era um passo decisivo para a Tranquilidade. O primeiro contacto da empresa com a Saphety foi em novembro de 2018 e, até ao momento, a Tranquilidade teve um grande avanço no processo da faturação eletrónica, focando-se essencialmente no desenvolvimento e agilização dos processos informáticos.

 

Acrescentou que a Saphety era um parceiro fundamental para a Tranquilidade na mudança para a faturação eletrónica, que prevê que, até ao final do ano de 2021, deixarão de emitir meio milhão de documentos em papel.

 

Referiu, igualmente, que tinham sido duas situações-chave que tinham promovido a implementação do sistema de faturação eletrónica, nomeadamente na componente das contas a receber. A primeira, a proximidade de mudança da lei que passava a faturação eletrónica para a contratação pública obrigatória, e a segunda, o desafio de um grande grupo económico privado que tinha proposto a faturação eletrónica e os tinha motivado para desenvolver essa solução.

 

O entrevistado frisou que a faturação eletrónica nas seguradoras era bastante diferente das restantes atividades económicas, visto que possui uma regulamentação própria, com um enquadramento jurídico, envolvendo uma série de timings e documentos diversos, como por exemplo, os ‘avisos’, que as restantes atividades não possuem. Além dos ‘avisos’ obrigatórios, a empresa decidiu introduzir um conjunto maior de documentos que passaram também a ser processados digitalmente.

 

Questionado sobre a forma como a faturação eletrónica tinha vindo colmatar necessidades na Tranquilidade, João Ribeiro afirmou que a rapidez do processo é o fator de primeiro destaque, ainda que sem grandes alterações relativamente ao tempo médio das cobranças pela especificidade desta atividade. A redução de custos e a pegada ecológica foram também pontos fundamentais na adoção da faturação eletrónica.

 

Mais adiante na conversa, referiu ainda que a faturação eletrónica tinha acabado com o problema do extravio das faturas, algo que acontecia, com alguma regularidade, no passado, com as faturas em papel.

 

Acerca dos principais desafios que a empresa tem encontrado no caminho da implementação eletrónica, o entrevistado referiu que os desafios foram, inicialmente, para a Saphety. Esta desenvolveu, pela primeira vez, um sistema adequado à atividade das seguradoras, num longo processo que durou de 2018 até ao último trimestre de 2020, quando a faturação eletrónica foi implementada em pleno na empresa.

 

Relativamente ao futuro e próximos desafios, João Ribeiro afirmou que, até ao momento, se encontravam numa fase reativa, onde a preocupação tinha sido cumprir a parte legal, algo assegurado a 100%, mas que o próximo desafio seria estimular os clientes privados a adotarem a faturação eletrónica, visto que a esmagadora maioria na vertente de contas a receber ainda não o fez.

 

A Tranquilidade possui atualmente 50% de ‘clientes verdes’, significando que metade dos clientes privados já são totalmente digitais.

 

Conclui-se que a faturação eletrónica é uma realidade da Tranquilidade, a primeira seguradora a implementar este sistema, e que o próximo passo da estratégia digital da empresa será assegurar que um número crescente de clientes adote a faturação eletrónica.

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

KSeF: Obrigação da faturação eletrónica na Polónia

KSeF: Obrigação da faturação eletrónica na Polónia   Atualização: 7 de fevereiro   No dia 2 de Fevereiro, o Ministro das Finanças (MF) realizou uma reunião com representantes empresariais para discutir os próximos passos relativos à implementação da facturação electrónica obrigatória através do KSeF.   Durante a reunião, várias garantias e planos importantes foram delineados […]

Mais posts

Links Rápidos