O que é o Financiamento de Faturas? E como pode ajudar o seu negócio?

Subscrever
Partilhar
Financiamento de Faturas

Talvez não saiba o que é o financiamento de faturas, mas esta pode ser uma ótima forma de ajudar o seu negócio a atingir o próximo patamar. No entanto, deve, em primeiro lugar, entender o que está por trás do conceito e como funciona.

 

O que é o financiamento de faturas?

O financiamento de faturas permite às empresas pedir dinheiro emprestado contra faturas não pagas. É uma forma fácil e conveniente de obter fundos imediatamente à disposição da empresa, especialmente útil para situações em que os clientes tardam em pagar as suas faturas. As pequenas empresas, em particular, podem beneficiar consideravelmente do financiamento de faturas como forma de aumentar o seu fluxo de caixa.

 

Como funciona o financiamento das faturas?

As diferentes instituições financeiras aplicam formas diferentes ao financiamento de faturas, embora todas elas operem, geralmente, num modelo similar.

 

Primeiro, envie a fatura ao seu cliente, como de costume. Depois venda essa fatura por pagar a uma instituição financeira e esta deverá pagar-lhe o valor que cobraria ao seu cliente – menos uma percentagem definida inicialmente – geralmente num prazo de 48 horas. Depois disso deverá monitorizar o pagamento normal da fatura em dívida, de acordo com o seu padrão normal de cobranças. Quando o cliente pagar receberá a percentagem em falta menos as taxas pagas à instituição financeira.

 

O valor das taxas a pagar pode variar. De um modo geral pode receber até 85% do valor da fatura em poucos dias e os outros 15% (deduzidos das taxas da agência credora) assim que o cliente pagar a sua fatura na íntegra.

 

Quem é elegível para o financiamento de faturas?

A maioria das empresas saudáveis pode obter aprovação para uma solução de gestão de pagamentos como esta, e, eventualmente, também empresas que enfrentem dificuldades com o seu fluxo de caixa. Há várias instituições e organizações que prestam este serviço, por isso é simplesmente uma questão de investigar quais as melhores tarifas, termos e condições.

 

3 formas de ajudar o seu negócio através do Financiamento de Faturas

Agora que já sabe o que é o financiamento de faturas pode começar a pensar se este é o produto certo para o seu negócio.

 

Pagar as suas dívidas torna-se mais fácil

Para começar, assegurar um crédito através do financiamento de faturas ajuda-o a manter todas as suas contas bem equilibradas. Poderá usar esse dinheiro para pagar aos seus funcionários e fornecedores a tempo, garantindo assim que não perderá nenhum prazo importante.

 

Pode reinvestir no seu negócio

Em segundo lugar também pode investir o dinheiro do financiamento da fatura novamente no seu negócio. Este processo não é como um empréstimo normal (neste caso está a vender um ativo, ao invés de se tornar responsável por um), não há praticamente nenhum risco de incumprimento envolvido. Assim, pode investir com segurança na expansão do seu negócio, lançar novos projetos e procurar outros caminhos que possam apoiar o crescimento da empresa.

 

Promove a expansão do negócio e o crescimento confiante

Por último esta solução dá-lhe a confiança necessária para assumir novos clientes. Por exemplo, se um cliente lhe disser desde o início que só pode pagar as suas faturas a 60 dias, não terá de o recusar. O facto de o prazo de pagamento do cliente ser mais longo do que o que costuma trabalhar não será um obstáculo para as suas disponibilidades financeiras, quando optar pelo financiamento da fatura. Desta forma poderá concentrar-se em fazer novos contactos e permitir que o seu negócio se expanda.

 

 

 

Outros posts

Subscrever

Faturas com QR Code obrigatório a partir de 2022

A partir de 1 de janeiro de 2022 o QR Code deve constar em todas as faturas e documentos fiscais relevantes, de acordo com o Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15/02 e a Portaria n.º 195/2020, de 13/08.   O código QR – ou Quick Response Code – consiste num código de barras bidimensional que deve […]

O papel das parcerias na massificação da faturação eletrónica

Com a obrigatoriedade de emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública, as empresas depararam-se com a necessidade de ter os seus ERP adaptados para o fazerem.   Faturação eletrónica: obrigatoriedade ou necessidade?   Esta necessidade tornou-se urgente na rápida resposta do seu prestador de serviços de TI, em particular na preparação do software de […]

Flexcash – o futuro do funcionamento das empresas?

Na continuação do seu ciclo de webinares, a Saphety diversifica os temas em debate e trouxe-nos, desta vez, o Diretor de Marketing de Empresas da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Nina, para falar do financiamento de faturas. A Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Saphety, desenvolveu uma plataforma inovadora, totalmente digital, através da […]

Mais posts
Loading