Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Roménia: Propostas de alteração à legislação sobre faturação eletrónica, transporte eletrónico e IVA eletrónico

Subscrever Newsletter
Partilhar

Roménia: Propostas de alteração à legislação sobre faturação eletrónica, transporte eletrónico e IVA eletrónico

 

A 2 de dezembro, um Projeto de Portaria de Emergência do Governo foi publicado, onde foram propostas emendas aos mandatos de faturação eletrónica, transporte eletrónico e IVA eletrónico da Romênia.

Faturação eletrónica

As faturas simplificadas irão ser alvo dos requisitos obrigatórios de faturação eletrónica e relatórios a partir de janeiro de 2025. Para a faturação eletrónica B2B obrigatória entre contribuintes estabelecidos, fica esclarecido que as transações com um local de fornecimento fora da Romênia são excluídas desta obrigação.

As faturas emitidas para entregas intracomunitárias de mercadorias, onde o beneficiário fornece um número de IVA de outro país da UE, são explicitamente isentas dos requisitos de relatórios eletrónicos, mesmo que o beneficiário seja registrado no IVA na Romênia.

Para transações B2C, quando o consumidor não fornece um ID de IVA, as faturas eletrónicas devem utilizar um código de espaço reservado de 13 dígitos de zeros no lugar do ID de IVA do beneficiário.

E-Transport

Entidades com status  de Operador Económico Autorizado (AEO) beneficiarão de um adiamento adicional de penalidades por não conformidade com relatórios obrigatórios de transporte internacional no sistema de e-transport. As penalidades serão aplicadas a partir de dia 31 de março de 2025.

E-VAT (IVA)

A notificação de conformidade exigida dentro da obrigatoriedade do e-VAT, juntamente com as penalidades relacionadas, é adiada para julho de 2025.

França: Prazos de faturação eletrónica irão manter-se

A Assembleia Nacional Francesa aprovou o Projeto de Lei para a Simplificação da Vida Económica. O mandato francês relativo à faturação eletrónica seguirá conforme o previsto, com a primeira fase agendada para setembro de 2026 e a segunda fase para setembro de 2027.

Angola: adotada nova legislação referente à faturação

A 20 de março de 2025, Angola adotou a lei, e introduziu a obrigatoriedade de emissão de faturas, eletrónicas ou não, através de software certificado. Além disso, a fatura eletrónica obrigatória aplica-se agora a categorias específicas de contribuintes.

Polónia: Ministério das Finanças divulga atualizações sobre o KSeF e nova versão do projeto de lei

O Ministério das Finanças polaco (MoF) publicou um anúncio sobre o estado atual dos preparativos legais, técnicos e comerciais para a implementação obrigatória do Sistema Krajowy e-Faktur, também conhecido como sistema de faturação eletrónica KSeF.

Mais posts

Links Rápidos