Faturação Eletrónica
Outras Soluções
Sobre o evento
Regressamos este ano para mais uma edição do Tax Compliance Summit. Este é um evento anual onde exploramos as inúmeras alterações de conformidade fiscal que ocorrem anualmente em todo o mundo são repentinas, inflexíveis e consequentes. Saiba mais sobre o Tax Compliance Summit 2024 aqui.
Na edição deste ano, a oportunidade de explorar as principais mudanças e tendências legislativas a nível global no âmbito da faturação e fiscalidade, com o objectivo de ajudar as empresas portuguesas a anteciparem e manterem-se a par dos desenvolvimentos nos domínios financeiro e contabilístico das suas operações, locais e internacionais, aprofundando temas como a Faturação Eletrónica, as Declarações Obrigatórias, a Determinação do IVA ou os Controlos de Transações Contínuos.
A quem se dirige
A crescente complexidade e digitalização regulatória à escala mundial exige uma permanente atualização sobre este fenómeno. Os líderes das áreas financeiras, de tax e de sistemas de informação estão na linha da frente das multinacionais e empresas em processo de internacionalização para anteciparem os requisitos da conformidade fiscal de forma a garantir a que estão totalmente focadas no seu negócio e operações.
Conheça a edição anterior do “Tax Compliance Summit”:
A agenda será divulgada brevemente.
Global Head of Digital & AI
EDP
Na Sonae desde 2007, passou por várias empresas do Grupo, assumindo diferentes posições desde análise financeira, reporte e controlo, gestão comercial, business Intelligence, desenvolvimento de negócio, M&A, Relação com Investidores e, agora, contabilidade e apoio aos negócios, incluindo consolidação e gestão documental.
Antes de ingressar na Sonae, desempenhou funções nas indústrias petroquímica e de manufactura de cabos eléctricos e telefónicos em Portugal e no estrangeiro.
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com uma pós-graduação em Auditoria e Controlo de Gestão pela mesma universidade, e um programa executivo de gestão pelo INSEAD.
Na BA Glass desde 2017, passou por diferentes posições no departamento financeiro do grupo, desde a área da contabilidade, consolidação até à fiscalidade.
Antes de ingressar na BA Glass, desempenhou funções na área financeira de grandes grupos portugueses nas áreas de Tecnologia, Media e Telecomunicações assim como nas áreas de Soluções de Transporte e Equipamentos de Construção.
Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade do Porto, com uma pós-graduação em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto.
Licenciada em Economia, iniciei a minha carreira profissional em auditoria, na Deloitte, ao que se seguiram funções de direção financeira em duas empresas nas áreas de comércio e indústria. No Grupo Salvador Caetano, fui responsável de contabilidade da Caetano Retail, e, há cerca de 7 anos, assumi a direção do departamento corporativo de fiscalidade do Grupo.
Com 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está directamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal, contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC em Portugal. Ao nível de EMEA faz parte da equipa que está a desenvolver novas práticas de consultoria e advisory na IDC. No contexto académico, colabora com algumas das principais instituições de ensino superior em Portugal, como é o caso da Católica Lisbon School of Business & Economics, NOVA IMS e Porto Business School, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica, como é o caso do Semanário Expresso, Diário Económico, Revista Exame, Jornal de Negócios entre outras. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Susana Caetano é Tax Director da PwC da área de Impostos Indiretos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros).
É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Possui uma pós-graduação em Gestão Estratégica e uma pós-graduação em Gestão e Liderança para Executivos, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Frequenta atualmente a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Tem vasta experiência em projetos de conceção e implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA, através da análise às operações desenvolvidas e identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro-rata, projetos de SAF-T (PT) e certificação de software, participando, em equipas multidisciplinares na componente de implementação e revisão dos testes fiscais.
Depois de mais de 20 anos de experiência na área de consultoria fiscal em impostos indiretos, a Ana é atualmente diretora do departamento de Tax Innovation & Technology na KPMG, impulsionando a eficiência em projetos internos e apoiando clientes na transformação e inovação fiscal.
É licenciada pelo ISEG-UTL em Economia, com pós-graduação em fiscalidade pela Universidade de Lisboa e um curso de especialização em programação.
Com uma equipa dedicada aos temas da fiscalidade e da tecnologia, a Ana tem sido responsável pela gestão de projetos de transformação fiscal, com foco no desenvolvimento de RPA para a eficiência fiscal, análise de dados e transformação, e desenvolvimento de ferramentas personalizadas para enfrentar alguns dos principais pain points da fiscalidade.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, assume atualmente a posição de Partner na área fiscal da Deloitte. É Revisor Oficial de Contas, docente universitário e autor de diversas publicações técnicas na área da fiscalidade.
A sua experiência profissional tem-se centrado nas áreas de consultoria fiscal estratégica e recorrente, ao nível dos diversos impostos existentes em Portugal e da aplicação de benefícios fiscais na generalidade dos setores de atividade.
É um dos coordenadores da oferta digital da área fiscal da Deloitte, estando igualmente dedicado ao desenho e desenvolvimento de soluções digitais para a função fiscal, tanto para uso das equipas internas da Deloitte, como por clientes.
O Ricardo é Partner da pratica de Tax Tecnhology and transformation na EY, responsável pelo hub Portugal, Angola e Moçambique
Possuiu elevada experiencia em consultoria de negócio e tecnológica.
Tem desenvolvido e implementado com sucesso diversos projectos de transformação digital de larga escala em diversas geografias e em diversos sectores
Formada em Management Engineering pelo Politecnico di Milano, trabalha no Digital Innovation Observatories desde 2014. Atualmente é Diretora do Digital B2b Observatory, do Drone and Advanced Air Mobility Observatory, do International Observatory on Electronic Invoicing e do Working Table on B2b Customer Experience. É também Account Manager de alguns grandes clientes e responsável por medir o impacto das pesquisas. Nos últimos anos, estudou a digitalização da Administração Pública e a Exportação Digital.
Formada em International Cooperation Policies for Development pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão, é atualmente research analyst no Digital B2b Observatory e no International Observatory on Electronic Invoicing. Nos últimos anos, tem vindo a estudar international business relations and digitization.
Ingressou na Hovione, empresa que presta serviços de investigação e desenvolvimento e de fabrico de produtos farmacêuticos a empresas farmacêuticas de todo mundo, em 2023 para criar e desenvolver a área de Global Tax.
Com vinte anos de experiência na área de fiscalidade, antes de ingressar na Hovione trabalhou em sociedades de advogados em Portugal e em Big4 no Reino Unido, mais concretamente em Londres, onde se dedicou à fiscalidade internacional.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Univerdade de Lisboa e depois de uma Pós-Graduação em Fiscalidade no Instituto Superior de Gestão, obteve um LL.M em Direito Fiscal pela Queen Mary University of London.
Enrico Giannotti is a partner at Syntesia, a new boutique consultancy firm dedicated to support public institutions and private clients in strategic decision-making. With 20 years of experience, he is a leading expert in conducting complex studies, evaluations of policies and programmes, and market dynamics analysis. His expertise spans taxation, digital reporting, and e-invoicing, with a focus on modernizing regulatory frameworks. Currently, he is contributing to the Study on the Challenges of VAT Beyond VAT in the Digital Age for the European Commission (DG TAXUD), contributing to a broader initiative aimed at modernizing the EU VAT system. His work focuses on leveraging e-invoicing and e-reporting data to combat VAT fraud, enhance tax transparency, reduce administrative burdens and enable real-time, data-driven policymaking. Previously, he served as Team Leader for the evaluation of invoicing rules and Deputy Team Leader for the study on VAT in the Digital Age, where he led the analysis of digital reporting requirements and e-invoicing.
Subscreva a newsletter da Sovos Saphety e fique a par
das tendências e novidades da Faturação Eletrónica