Electronic Invoicing
Other Solutions
About the event
This year we are back for another edition of the Tax Compliance Summit. This is an annual event where we explore the numerous changes in tax compliance that occur annually around the world. Find out more about the 2024 Tax Compliance Summit here.
This year’s edition provides the opportunity to explore the main legislative changes and trends at a global level in the area of invoicing and taxation, with the aim of helping companies to anticipate and stay abreast of developments in the financial and accounting areas of their operations, both local and international, delving into topics such as Electronic Invoicing, Mandatory Declarations, VAT Determination and Continuous Transaction Controls.
Who is it for?
The increasing complexity and digitalization of regulations on a global scale requires constant updating on this phenomenon. Leaders in the areas of finance, tax and information systems are at the forefront of multinationals and companies in the process of internationalization, anticipating tax compliance requirements to ensure that they are fully focused on their business and operations.
Learn more about the previous edition of the “Tax Compliance Summit”:
The agenda will be released soon.
Global Head of Digital & AI
EDP
Na Sonae desde 2007, passou por várias empresas do Grupo, assumindo diferentes posições desde análise financeira, reporte e controlo, gestão comercial, business Intelligence, desenvolvimento de negócio, M&A, Relação com Investidores e, agora, contabilidade e apoio aos negócios, incluindo consolidação e gestão documental.
Antes de ingressar na Sonae, desempenhou funções nas indústrias petroquímica e de manufactura de cabos eléctricos e telefónicos em Portugal e no estrangeiro.
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com uma pós-graduação em Auditoria e Controlo de Gestão pela mesma universidade, e um programa executivo de gestão pelo INSEAD.
Na BA Glass desde 2017, passou por diferentes posições no departamento financeiro do grupo, desde a área da contabilidade, consolidação até à fiscalidade.
Antes de ingressar na BA Glass, desempenhou funções na área financeira de grandes grupos portugueses nas áreas de Tecnologia, Media e Telecomunicações assim como nas áreas de Soluções de Transporte e Equipamentos de Construção.
Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade do Porto, com uma pós-graduação em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto.
Licenciada em Economia, iniciei a minha carreira profissional em auditoria, na Deloitte, ao que se seguiram funções de direção financeira em duas empresas nas áreas de comércio e indústria. No Grupo Salvador Caetano, fui responsável de contabilidade da Caetano Retail, e, há cerca de 7 anos, assumi a direção do departamento corporativo de fiscalidade do Grupo.
Com 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está directamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal, contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC em Portugal. Ao nível de EMEA faz parte da equipa que está a desenvolver novas práticas de consultoria e advisory na IDC. No contexto académico, colabora com algumas das principais instituições de ensino superior em Portugal, como é o caso da Católica Lisbon School of Business & Economics, NOVA IMS e Porto Business School, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica, como é o caso do Semanário Expresso, Diário Económico, Revista Exame, Jornal de Negócios entre outras. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Susana Caetano é Tax Director da PwC da área de Impostos Indiretos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros).
É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Possui uma pós-graduação em Gestão Estratégica e uma pós-graduação em Gestão e Liderança para Executivos, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Frequenta atualmente a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Tem vasta experiência em projetos de conceção e implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA, através da análise às operações desenvolvidas e identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro-rata, projetos de SAF-T (PT) e certificação de software, participando, em equipas multidisciplinares na componente de implementação e revisão dos testes fiscais.
Depois de mais de 20 anos de experiência na área de consultoria fiscal em impostos indiretos, a Ana é atualmente diretora do departamento de Tax Innovation & Technology na KPMG, impulsionando a eficiência em projetos internos e apoiando clientes na transformação e inovação fiscal.
É licenciada pelo ISEG-UTL em Economia, com pós-graduação em fiscalidade pela Universidade de Lisboa e um curso de especialização em programação.
Com uma equipa dedicada aos temas da fiscalidade e da tecnologia, a Ana tem sido responsável pela gestão de projetos de transformação fiscal, com foco no desenvolvimento de RPA para a eficiência fiscal, análise de dados e transformação, e desenvolvimento de ferramentas personalizadas para enfrentar alguns dos principais pain points da fiscalidade.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, assume atualmente a posição de Partner na área fiscal da Deloitte. É Revisor Oficial de Contas, docente universitário e autor de diversas publicações técnicas na área da fiscalidade.
A sua experiência profissional tem-se centrado nas áreas de consultoria fiscal estratégica e recorrente, ao nível dos diversos impostos existentes em Portugal e da aplicação de benefícios fiscais na generalidade dos setores de atividade.
É um dos coordenadores da oferta digital da área fiscal da Deloitte, estando igualmente dedicado ao desenho e desenvolvimento de soluções digitais para a função fiscal, tanto para uso das equipas internas da Deloitte, como por clientes.
O Ricardo é Partner da pratica de Tax Tecnhology and transformation na EY, responsável pelo hub Portugal, Angola e Moçambique
Possuiu elevada experiencia em consultoria de negócio e tecnológica.
Tem desenvolvido e implementado com sucesso diversos projectos de transformação digital de larga escala em diversas geografias e em diversos sectores
Formada em Management Engineering pelo Politecnico di Milano, trabalha no Digital Innovation Observatories desde 2014. Atualmente é Diretora do Digital B2b Observatory, do Drone and Advanced Air Mobility Observatory, do International Observatory on Electronic Invoicing e do Working Table on B2b Customer Experience. É também Account Manager de alguns grandes clientes e responsável por medir o impacto das pesquisas. Nos últimos anos, estudou a digitalização da Administração Pública e a Exportação Digital.
Formada em International Cooperation Policies for Development pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão, é atualmente research analyst no Digital B2b Observatory e no International Observatory on Electronic Invoicing. Nos últimos anos, tem vindo a estudar international business relations and digitization.
CFO Portugal
Teva Pharmaceuticals
Tax Director, Global Tax
Hovione
Founding Partner
Syntesia
Subscribe to the Sovos Saphety newsletter and stay up to date about trends and news in Electronic Invoicing