Faturação Eletrónica

Outras Soluções

NOS poupa mais de 400 toneladas de papel com fatura eletrónica (*)

Subscrever Newsletter
Partilhar

NOS poupa mais de 400 toneladas de papel com fatura eletrónica (*)

 

(*) Este artigo foi transcrito na íntegra do originalmente publicado no website institucional da NOS, a 29 de abril de 2022.

 

  • 3 em cada 4 clientes NOS já aderiu à fatura eletrónica
  • Digitalização da fatura evita o abate de 3 458 árvores por ano
  • NOS implementa iniciativas paperless em toda a organização

 

Há já vários anos que a NOS investe na digitalização e desmaterialização dos seus processos, com a implementação de soluções alternativas que permitem uma melhor experiência de cliente e poupanças ambientais significativas. Esta ambição resultou, por exemplo, num crescimento muito acentuado de clientes a adotar a fatura eletrónica, que aumentou de 40% em 2018, para 75%, em 2021, ou seja, três em cada quatro clientes NOS.

 

A aposta da NOS na transformação digital dos processos de faturação traduz-se na poupança de 131 toneladas de papel por ano, evitando, assim, o abate de 3 458 árvores necessárias à sua produção. Desta forma, é ainda possível reduzir substancialmente o consumo de outros materiais de impressão, como tintas, colas e solventes, bem como a emissão de gases com efeito estufa associados ao transporte, obtendo ganhos de eficiência transversais.

 

Considerando o período entre 2018 e 2021, a aposta da NOS no processo de faturação eletrónica em detrimento da fatura em formato impresso possibilitou uma poupança acumulada de 416 toneladas de papel. Em paralelo, esta alteração melhorou de forma relevante a experiência de compreensão da fatura e a experiência de pagamento da mesma através das suas plataformas digitais.

 

De acordo com Nuno Schiappa Cruz, diretor da área de Transformação Digital da NOS, “temos como objetivo ser uma empresa cada vez mais responsável em matéria ambiental. Para isso, investimos cada vez mais em reengenharia tecnológica e processual, que torna os nossos processos mais ágeis, eficientes e digitais. É muito gratificante assistir à adesão dos nossos clientes a todas as iniciativas que desenvolvemos em prol da defesa do planeta”.

 

Assumindo um compromisso efetivo com a implementação de soluções sustentáveis, a NOS está igualmente a desmaterializar processos internos, registando poupanças importantes de recursos. É o caso da utilização de plataformas digitais dedicadas que, em 2021, permitiu que a NOS recebesse mais de 60% das faturas de fornecedores por via eletrónica, num total de cerca de 200 mil documentos.

 

Ao nível da logística, foram igualmente digitalizadas e otimizadas operações de expedição, bem como redefinidos processos de operação do armazém, o que permitiu eliminar 11 toneladas de papel e duas toneladas de plástico.

 

Através desta iniciativa a NOS contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas nº 12 – “Produção e Consumo Sustentável”, bem como para o princípio nº 8 da UN Global Compact – “Realizar iniciativas para promover a responsabilidade ambiental”.

 

Download PDF

(*) Este artigo foi transcrito na íntegra do originalmente publicado no website institucional da NOS, a 29 de abril de 2022.

 

A NOS é cliente Saphety – Faturação Eletrónica.

 

 

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos