Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O caso do Japão na adoção do Peppol e da faturação eletrónica

Subscrever Newsletter
Partilhar

O caso do Japão na adoção do Peppol e da faturação eletrónica

 

Embora o Peppol tenha sido inicialmente criado pela União Europeia para facilitar o comércio transfronteiriço entre empresas e organismos públicos na própria UE, devido à sua vantagem em termos de interoperabilidade e comunicação, tornou-se um modelo de sucesso e está a ser utilizado fora da UE.

 

O Peppol (Pan European Public Procurement OnLine) é um conjunto de normas e diretrizes para promover a digitalização de transações nos setores de B2G (empresa para governo) e B2B (empresa para empresa). O sistema Peppol permite às empresas enviar e receber notas de encomenda, faturas eletrónicas, guias de remessa e outros documentos, independentemente do país em que se encontrem.

 

As empresas que utilizam este sistema também beneficiam de um conjunto unificado de normas para a troca de dados. Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Suécia, Itália, Polónia, Noruega, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Áustria, Islândia, Grécia e Portugal, são alguns dos países europeus pertencentes à rede Peppol.

 

A nova Autoridade Peppol, a Agência Digital do Japão

 

A EIPA (Electronic Invoice Promotion Association) está a apelar ao governo para que crie um sistema que eduque e promova o uso da faturação eletrónica, e esperam que isto possa ser acelerado para facilitar o cumprimento da lei por parte das empresas. Esta associação encoraja as empresas a utilizarem software de faturação eletrónica que admita o Peppol até outubro de 2022.

 

A mais recente Autoridade Peppol, a Agência Digital do Japão, foi criada a 1 de setembro de 2021, liderada pelo ministro da Transformação Digital, Hirai Takuya, e, desde 14 de setembro de 2021, obteve oficialmente o status de Autoridade. O Japão tornou-se a décima sétima Autoridade Peppol e a quarta fora da Europa. A Agência Digital contribui para a reforma da administração orientada para o utilizador através da digitalização.

 

Os planos da Agência Digital são alterar o status quo. Pretende intervir com um eixo digital transversal a todas as instituições, que terá como objetivo fornecer serviços direcionados não apenas para os ministérios, agências, leis ou sistemas, mas também para os cidadãos, com um especial enfoque na customer experience.

 

Tornar-se a Autoridade Peppol demonstra que o governo japonês está especialmente empenhado na digitalização e reconhece valor na Rede Peppol, e que os seus documentos padronizados sejam usados ​​e promovidos pelo governo japonês.

 

Conforme previsto pela Agência, a introdução de faturas eletrónicas conduzirá a uma melhoria da eficiência das operações comerciais e permitirá à Agência desenvolver especificações de faturação normalizadas com base nas normas globais utilizadas para a cooperação público-privada.

 

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos