Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O que considerar no fornecimento de Serviços Digitais no estrangeiro

Subscrever Newsletter
Partilhar

O que considerar no fornecimento de Serviços Digitais no estrangeiro

 

A expansão do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre vendas de serviços digitais entre empresas e consumidores (B2C) é uma das novas receitas mais importantes para muitos países.

 

O que são Serviços Digitais?

 

Os serviços digitais que uma empresa pode fornecer, são:

 

  • Fornecimento de imagens ou texto, como fotos, screensavers, e-books e outros documentos digitais (por exemplo, arquivos PDF)
  • Fornecimento de música, filmes e jogos, incluindo jogos de sorte.
  • Revistas on-line
  • Fornecimento de sites ou serviços de hospedagem na web
  • Manutenção à distância de programas e equipamentos
  • Oferta de software e atualizações de software
  • Espaço publicitário em um site

 

Regra geral do IVA relativa à prestação de serviços

 

A regra geral para as prestações de serviços entre empresas B2B é que o IVA é devido no local onde o cliente está estabelecido.

 

Entende-se que uma empresa é estabelecida onde tem o seu principal local de negócios, ou seja, onde se encontre a sua sede.

 

A regra geral  para as prestações de serviços B2C é que o IVA é devido no local onde o prestador está estabelecido.

A maioria das empresas que prestam serviços digitais enquadram-se, em regra geral, nas regras acima. No entanto, existem certos serviços que não (referidos como “exceções”), o que geralmente resulta na cobrança do IVA no local. 

 

Exceções: Implicações no caso de serviços digitais transfronteiriços

 

O local de prestação de serviços digitais transfronteiriços é a localização do consumidor não empresarial. Isto é determinado, geralmente, por onde esse consumidor vive.

 

Para simplificar as regras de algumas prestações de serviços digitais, o prestador pode fazer uma suposição sobre o local onde a prestação do serviço deve ser tributada.

Se os fornecimentos realizados pela empresa forem tratados como fornecimento de serviços digitais a um consumidor não empresarial (ou seja, B2C), o local de fornecimento será a residência do cliente.

 

As informações de localização deste cliente podem ser baseadas em:

 

  • Endereço fiscal do consumidor
  • Endereço de IP do dispositivo usado pelo consumidor (GeoIP)
  • Dados bancários do consumidor (ou seja, método de pagamento do país)

A minha empresa tem de se registar no estrangeiro para efeitos de tributação de IVA?

 

Geralmente, a aplicação desta regra exigiria que o vendedor (ou seja, a sua empresa) se registasse em todos os Estados-Membros da União Europeia onde os seus clientes estão estabelecidos, independentemente do valor das vendas realizadas.

A partir de 1 de julho de 2021, a União Europeia introduziu o One-Stop Shop (OSS), substituindo as regras de venda à distância existentes nos Estados-Membros.

 

Os limites anteriores para vendas à distância de mercadorias dentro da UE foram abolidos e substituídos por um novo limite de € 10.000 em toda a UE. Abaixo deste valor, as prestações de serviços TBE (telecomunicações, streaming e electrónica) e as vendas à distância de bens na UE podem continuar sujeitas a IVA no Estado-Membro onde o sujeito passivo está estabelecido.

 

E quanto ao fornecimento de serviços digitais fora da UE?

 

O número de jurisdições que implementam um regime de responsabilidade integral de IVA/GST para a tributação de serviços e intangíveis transfronteiriços está a crescer consistentemente e representa a possibilidade de aumentar significativamente as vendas.

Elementos-chave a considerar:

Prós

  • Novos mercados: 99 países implementaram IVA ou GST em fornecedores deserviços digitais não residentes para seus consumidores;
  • Baixos custos iniciais em jurisdições onde há menores obrigações complexas específicas do país (por exemplo, reembolsos trimestrais onde a quantidade de informações a serem relatadas é relativamente direta).

Contras

  • Verificação adicional das regras do local de fornecimento
  • Taxas de imposto
  • Relatório de conformidade
  • Limitações bancárias ou tecnológicas

Em caso de incumprimento:

  • Penalidades criminais por evasão fiscal podem ser aplicadas
  • Interrupção temporária da atividade comercial do site da empresa.

Contacte a nossa equipa se tiver alguma dúvida sobre o cumprimento dos requisitos para a prestação de serviços digitais no estrangeiro.

 

Transcrito do texto original: https://sovos.com/blog/vat/supply-of-digital-services-abroad-what-to-consider/?utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_campaign=supply-of-digital-services-abroad-what-to-consider&utm_term=vat-emea&utm_content=blog

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos