Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Índia expande âmbito da faturação eletrónica a partir de 1 de abril de 2022

Subscrever Newsletter
Partilhar

Índia expande âmbito da faturação eletrónica a partir de 1 de abril de 2022

 

A 24 de fevereiro de 2022, o Conselho Central Indiano de Impostos e Alfândegas Indiretos (CBIC) emitiu uma notificação (Notificação n.º 01/2022 – Imposto Central) que reduziu o limite para a faturação eletrónica obrigatória.

 

Na Índia, a faturação eletrónica é obrigatória para os contribuintes ao exceder um limite específico (as empresas que operam em determinados setores estão isentas). O limite atual para a faturação eletrónica obrigatória é de 50 Cr. Rúpias (aproximadamente 6,6 milhões de dólares). A partir de 1 de abril de 2022, os contribuintes com um limite anual de 20 Cr. Rúpias (aproximadamente 2,65 milhões de dólares) ou mais devem cumprir as regras da faturação eletrónica.

 

Evolução da faturação eletrónica na Índia

 

A fatura eletrónica é obrigatória na Índia desde outubro de 2020. O IRP deve aprovar e validar as faturas eletrónicas antes de serem enviadas ao comprador. Portanto, o sistema indiano de faturação eletrónica é categorizado como um sistema de faturação eletrónica de compensação, um tipo de controlos de transações contínuas (CTC).

 

Desde o início, a autoridade fiscal indiana expressou claramente a intenção de expandir gradualmente o âmbito da faturação eletrónica. De acordo com uma mensagem, o limite foi reduzido duas vezes; em janeiro de 2021 (de 500 CR. A 100 Cr.) e abril de 2021 (de 100 CR. A 50 Cr.). Mais uma vez, o limite mínimo é reduzido para exigir que mais contribuintes transmitam os seus dados transacionais para a plataforma da autoridade fiscal.

 

Uma coisa importante a ser observada neste contexto é que a adoção voluntária da fatura eletrónica ainda não é possível. Os contribuintes não podem optar por utilizar o sistema de fatura eletrónica e transmitir voluntariamente as suas faturas ao IRP. Dados os desenvolvimentos recentes, isto pode mudar no futuro.

 

Relação da fatura eletrónica e da carta de porte eletrónico

 

Os fornecedores no âmbito obrigatório da fatura eletrónica devem gerar guias eletrónicas relativas a transações B2B, B2G e de exportação através da plataforma de fatura eletrónica porque o seu acesso à plataforma de fatura eletrónica está bloqueado para a geração de guias eletrónicas relativas a essas transações. As cartas de porte eletrónico relativas a transações fora do âmbito da faturação eletrónica podem ainda ser geradas através da plataforma de carta de porte eletrónico.

 

Assim, será aconselhável que os contribuintes que se preparam para implementar a faturação eletrónica considerem também este aspeto.

 

Transcrito do texto original: https://sovos.com/blog/vat/india-expands-e-invoicing-scope-from-1-april-2022

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

 

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas

IVA na Roménia: Uma Visão Geral para as Empresas   A conformidade romena com o IVA pode ser descrita como um sistema em camadas combinado com diferentes declarações e requisitos, desde obrigações SAF-T até faturação eletrónica. Nesta página, as empresas que pretendem manter-se em conformidade e que procuram saber as notícias mais atualizadas podem encontrar […]

Mais posts

Links Rápidos