Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Tendências da Faturação Eletrónica no Médio Oriente e Norte de África

Subscrever Newsletter
Partilhar

Tendências da Faturação Eletrónica no Médio Oriente e Norte de África

 

Os sistemas de faturação eletrónica no Médio Oriente e no Norte de África estão a sofrer transformações significativas, com o objetivo de modernizar o panorama financeiro e melhorar a transparência fiscal. As atualizações recentes permitiram que vários países implementassem soluções de faturação eletrónica concebidas para agilizar a cobrança de impostos e reduzir a fraude ao IVA.

 

Tendências da fatura eletrónica no Médio Oriente

 

A Arábia Saudita fez progressos significativos na faturação eletrónica, liderando o caminho no Médio Oriente. O país avançou para a segunda fase do seu mandato de faturação eletrónica, onde as faturas B2B exigem autorização da autoridade fiscal. Em Novembro de 2023, a Autoridade Tributária e Aduaneira do Zakat anunciou oito vagas da sua integração da Fase 2 – visando contribuintes com limiares de volume de negócios anuais variados.

 

Embora Israel não esteja a adoptar um regime obrigatório de facturação electrónica, o país está a avançar no sentido de exigir que os contribuintes apresentem os dados das suas facturas por via electrónica. Esta medida visa resolver a questão das faturas fictícias. O modelo de faturação israelita, um sistema de autorização de controlo de transações contínuas (CTC), está previsto ser implementado em diferentes fases a partir de 2024.

 

Os Emirados Árabes Unidos também aderiram ao movimento, anunciando o seu “sistema de facturação electrónica” para implementar a facturação electrónica obrigatória para transacções B2B em fases.

 

Noutras jurisdições da região, Omã está preparado para implementar a faturação eletrónica obrigatória em 2024 e o Bahrein convidou fornecedores de tecnologia para construir a sua plataforma central para um futuro sistema de faturação eletrónica. Por último, a Jordânia está a explorar a adopção de um regime obrigatório de facturação electrónica.

 

Tendências da faturação eletrónica no Norte de África

 

O Egipto introduziu um sistema obrigatório de facturação electrónica para transacções B2B em 2020, com um calendário de implementação faseado, mas, a partir de Abril de 2023, todas as empresas no Egipto estão abrangidas por este mandato. Além da fatura eletrónica, existe um sistema de recibo eletrónico no Egito para transações B2C.

 

O sistema obrigatório de faturação eletrónica da Tunísia, lançado em 2016, abrange transações B2G e algumas transações B2B. Além disso, espera-se que Marrocos se junte ao grupo de países onde se aplica a faturação eletrónica obrigatória.

 

Com a rápida evolução do panorama do IVA no Médio Oriente e no Norte de África, os regulamentos de digitalização fiscal necessitam de uma monitorização estreita e contínua.

Big Data meets Big Brother

Big Data meets Big Brother    Num mundo cada vez mais global e digital, está em curso uma enorme revolução e mudança de paradigma no que diz respeito à relação entre empresas e governos. A conformidade fiscal que as empresas devem assegurar em qualquer mercado onde atuam, confrontadas com diferentes legislações, requisitos e formatos de […]

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025

Alemanha: Parlamento aprova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a partir de 2025   O parlamento alemão aprovou hoje a Lei de Oportunidades de Crescimento (Wachstumschancengesetz – a Lei), relativa a várias questões fiscais, incluindo a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B a nível nacional.   Originalmente, a lei foi marcada para votação no final de 2023, […]

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica   O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.   O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC […]

Mais posts

Links Rápidos