Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Despacho 8/2022-XXIII: Mantém-se a obrigatoriedade da faturação eletrónica na relação com a Administração Pública

Subscrever
Partilhar

Despacho 8/2022-XXIII: Mantém-se a obrigatoriedade da faturação eletrónica na relação com a Administração Pública

 

O Secretário do Estado dos Assuntos Fiscais publicou o Despacho 8/2022 – XXIII, que, entre as várias medidas, não altera o prazo para a obrigatoriedade da faturação eletrónica no âmbito dos contratos públicos a partir de 1 de janeiro de 2023 para as micro, pequenas e médias empresas, afetado contudo os requisitos do Decreto-Lei 28/2019, no qual o Governo Português estabeleceu uma série de medidas a respeito da emissão, processamento e arquivamento de faturas, com o objetivo de simplificar e digitalizar a faturação em Portugal.

 

O Despacho estabelece ainda uma flexibilização do prazo para comunicação dos elementos das faturas à AT (Autoridade Tributária), bem como prorroga a obrigação de incluir uma assinatura eletrónica qualificada ou selo nas faturas eletrónicas, destacando e promovendo o plano de Portugal em reduzir o prazo para a comunicação dos elementos das faturas, estabelecido no artigo 3 do Decreto-Lei 198/2012. Este Despacho visa consolidar também o constante movimento para a transmissão em tempo real dos elementos das faturas, tal como observado em outros países do mundo.

 

Mudanças na Comunicação dos Elementos das Faturas à AT:

 

Desde 2019, o Governo Português tem reduzido progressivamente o prazo para comunicação dos elementos das faturas. A partir de 1 de Janeiro de 2023, o prazo para a comunicação mensal dos elementos das faturas passa a ser até ao 5º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura.

 

Este novo Despacho determina, porém, que durante o ano de 2023 não serão aplicadas penalidades, se a comunicação for efetuada até ao 8º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura, durante o ano de 2023. Este adiamento é também aplicável à obrigação de comunicar a não faturação mensalmente, sendo que a mesma deve igualmente ser feita até ao 8º dia do mês seguinte.

 

O Governo Português decidiu ainda que, durante o ano de 2023, a AT irá implementar um sistema de alertas informativos para os contribuintes que não fizerem a referida comunicação até ao 5º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura.

 

Adiamento do Requisito Mais Rigoroso de Integridade e Autenticidade nas Faturas Eletrónicas:

 

O Decreto-Lei n.º 28/2019 estabeleceu várias medidas relativas à faturação, incluindo um requisito mais rigoroso de integridade e autenticidade para as faturas e outros documentos fiscais relevantes emitidos de forma eletrónica. Um desses requisitos é a obrigação de aplicar uma assinatura eletrónica qualificada/selo ou de usar um sistema eletrónico de troca de dados (EDI) segundo o Modelo Europeu, nas faturas eletrónicas.

 

Esta obrigação já foi adiada várias vezes, desde que foi estabelecida, e era previsto entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2023. Contudo, este novo Despacho, estabelece explicitamente que até 31 de Dezembro de 2023, os PDFs são considerados faturas eletrónicas para todos os efeitos fiscais.

 

Como tal, a partir de 1 de Janeiro de 2024, os contribuintes têm de cumprir com a obrigação de aplicar uma assinatura eletrónica qualificada/selo ou de usar EDI, segundo o Modelo Europeu, para garantir a autenticidade e integridade das faturas eletrónicas.

 

Requisitos Adicionais Futuros em Portugal:

 

Para além da obrigação mais rigorosa de autenticidade e integridade, e o novo prazo para comunicação dos elementos das faturas à AT, é esperado que os contribuintes devam cumprir também com as novas obrigações de faturação eletrónica em Portugal.

 

Nomeadamente, com a obrigação de faturação eletrónica nas relações com a Administração Pública (B2G), no formato CIUS-PT, a partir de 1 de Janeiro de 2023, para as médias, pequenas e microempresas. Neste momento, ainda não foi emitida qualquer outra comunicação relativa a um novo adiamento da adoção do formato CIUS-PT para este grupo de contribuintes, o que significa que a Administração Pública pode rejeitar faturas eletróncias emitidas noutros formatos, após esta data.

 

Em conclusão, o impacto do Despacho 8/2022-XXIII do SEAF é:

  1. O Despacho não se considera aplicável às relações com a Administração Pública (B2G) quanto à obrigação de emissão de faturas eletrónicas no formato CIUS-PT, exigido para as médias, pequenas e microempresas a partir de 1 Janeiro de 2023, mantendo-se este prazo em vigor;
  2. Os contribuintes não serão penalizados financeiramente pelo não cumprimento do atual prazo para a comunicação dos elementos das faturas à AT, se os mesmos forem comunicados até o 8º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura.
  3. Uma assinatura eletrónica qualificada/selo ou transmissão por EDI de acordo com o Modelo Europeu, só será obrigatório para as faturas eletrónicas a partir de 1 de Janeiro de 2024.

Outros posts

Subscrever

Faturação no Chile – operações de câmbio

Faturação no Chile – operações de câmbio   A Faturação no Chile foi alterada a 1 de dezembro de 2022,  aquando da entrada em vigor da resolução 66 dos Serviços Internos de Receita do Chile.   Este novo regulamento diz respeito às organizações com operações em moeda estrangeira. Bancos, corretoras de valores, casas de câmbio […]

Sérvia: Alterações às Leis de Faturação Eletrónica, Fiscalização e IVA

Sérvia: Alterações às Leis de Faturação Eletrónica, Fiscalização e IVA   A Sérvia está na reta final para implementar a fatura eletrónica obrigatória, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2023. Algumas alterações ainda estão a ser pensadas de modo a permitir a introdução total da faturação eletrónica obrigatória para B2B. Em 12 […]

Polónia: Faturação Eletrónica através do KSeF

Polónia: Faturação Eletrónica através do KSeF   Polónia publica projeto lei sobre faturação eletrónica obrigatória através do KSeF   A 1 de dezembro de 2022, o Ministério das Finanças da Polónia publicou o projeto lei que altera a Lei do IVA relativamente à introdução da fatura eletrónica obrigatória no Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (KSeF). […]

Mais posts
Loading

    Links Rápidos